Em decreto publicado neste sábado (29), o Governador Rui Costa adotou medidas mais flexíveis em relação ao funcionamento do comércio, em 36 municípios do Oeste, incluindo Luís Eduardo Magalhães.
Segundo um comunicado da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, a decisão segue a linha do que foi adotado, pelo Prefeito Junior Marabá e o Conselho composto pela Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), Secretaria de Segurança e Vigilância Sanitária.
Inclusive, na reunião entre prefeitos da região Oeste do estado que aconteceu de forma virtual no último dia 24, , Júnior Marabá não esteve presente. Questionado pelos participantes sobre a ausência de Marabá, o governador Rui Costa chegou a dizer, que se ele não estava presente é por não seguiria as normas votadas por todos os prefeitos presentes, que vigorou até ontem.
Também, na reunião do dia 24, os municípios de Santana e Coribe ficaram de fora do decreto que vigorou até ontem, após o Prefeito e Secretário de Saúde fazer interferência junto a Rui, informando ao governador que a doença estava controlado nos municípios.
Ainda no comunicado da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, uma nova reunião entre os órgãos, definirá novas medidas que serão adotadas na cidade.