Brasil

Defensoria Pública da União pede adiamento do Enem

Agência Brasil |A Defensoria Pública da União (DPU) recorreu à Justiça Federal para tentar adiar a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendadas pelo Ministério da Educação (MEC) para começar no próximo dia 17.

Entidades científicas como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além de organizações como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) também defendem o adiamento do exame.

Em comum, as iniciativas favoráveis à suspensão temporária sustentam que as aglomerações nos locais de prova favorecerão a disseminação do novo coronavírus e o aumento do número de casos da covid-19 em um momento em que a incidência da doença está aumentando em quase todo o país.

No novo pedido de tutela de urgência que ajuizou ontem (8), no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), o defensor público federal João Paulo Dorini afirma que não há, até o momento, “clareza sobre as providências adotadas para evitar a contaminação dos participantes da prova, estudantes e funcionários que a aplicarão” em todo o Brasil.

Dorini lembra que a ação civil pública que corre no TRF-3 foi protocolada pela DPU e pelo Ministério Público Federal (MPF) em abril de 2020, poucas semanas após o MEC divulgar o edital do Enem. E que, já naquela ocasião, defensores e procuradores pediam que todo o cronograma do exame fosse ajustado “à nova realidade trazida pela pandemia”, principalmente quanto aos prejuízos que os alunos da rede pública de ensino sofreram devido às dificuldades de cumprir o programa de ensino.

“Em abril, não se sabia se as provas poderiam ser realizadas em janeiro seguinte, seja por não se saber que o conteúdo programático do ano letivo teria sido cumprido (o que não foi, quando muito, apenas formalmente), seja por não se saber como estaria a transmissão do vírus e os riscos sanitários envolvidos”, afirma Dorini, argumentando que, até o momento, “não houve uma solução judicial a contento para viabilizar a realização de um exame que não reproduza as deficiências pedagógicas nas redes estaduais de ensino durante a pandemia e que possa ser realizado de maneira segura”.

“Não há maneira segura para a realização de um exame com quase seis milhões de estudantes neste momento, durante o novo pico de casos da covid-19”, acrescenta o defensor. “Qual será o impacto de mais um aumento exponencial de contaminações em decorrência [da realização do] Enem, que não se restringirá apenas a estudantes e funcionários, mas também a seus familiares e pessoas de suas convivências, em um sistema de saúde já colapsado em muitas cidades”, questiona Dorini ao pedir que a Justiça Federal aprecie a questão com urgência e determine o adiamento das provas.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Tentativa de homicídio deixa criança 2 anos em estado grave em Riachão das Neves

Tentativa de homicídio deixa criança 2 anos em estado grave no distrito de Cariparé em…

% dias atrás

Lula lidera pesquisa Quaest para as eleições de 2026, mas maioria quer nova opção

Lula lidera em nova pesquisa Quaest para as eleições de 2026, mas maioria quer nova…

% dias atrás

Bahia perde posição no Brasileirão mesmo sem jogar e segue com um jogo a menos

Esporte Clube Bahia perdeu posição no Campeonato Brasileiro de Futebol, após Vitória do Mirassol sobre…

% dias atrás

Henrique Fogaça: teto de restaurante desaba e deixa uma pessoa morta em São Paulo

Henrique Fogaça: teto de restaurante desaba e deixa uma pessoa morta em São Paulo

% dias atrás

Polícia prende dupla suspeita de aplicar golpes em bancos na Bahia

Dupla é presa em Correntina suspeita de aplicar golpes em bancos na Bahia. Ação conjunta…

% dias atrás

Virginia e Vini Jr. colocam fim ao namoro após prints de conversas

Virginia e Vini Jr. colocam fim ao namoro após prints de conversas

% dias atrás

This website uses cookies.