Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas no Oeste da Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (29), uma alerta de chuvas intensas para alguns municípios da região Oeste da Bahia. A previsão indica uma precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Existe ameaças de corte de energia elétrica, queda de galhos e alagamentos. O alerta também vale para município do Centro Sul e Vale do São Francisco.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Na lista de municípios divulgados pelo Inmet não constam alguns municípios como Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves. No entanto estão com sinal de alerta no mapa. Contudo, na lista consta municípios de limites com Formosa do Rio Preto, como Cristalândia, no Sul do Piauí e Mateiro no Leste do Tocantins.

Já Defesa Civil da Bahia, listou os municípios do Oeste com um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade de perigo potencial. São eles: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Luís Eduardo Magalhães, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe e Serra do Ramalho.

É importante ressaltar, que todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil está em alerta, reforçando a atenção aos municípios que se encontram na mancha de chuvas intensas. É recomendado desligar os aparelhos elétricos e permanecer em local abrigado. Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil do seu município, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar (193).

Ainda segundo o Inmet, a faixa entre Minas Gerais, Oeste da Bahia e Leste do Tocantins há muita nebulosidade, associada a ventos úmidos e quentes. Ainda que tenha provocado algumas chuvas isolas, sem maiores consequências.

O alerta tem validade até às 10h00 de quarta-feira (30). Até as 18h30 de hoje, o Inmet ainda não havia atualizado a lista de municípios com possibilidades de chuvas, no entanto é quase certo a atualização.

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário