Deputado diz que a Bahia é estado ‘sujo’ e comparado ao Haiti

O deputado federal Maurício Marcon, do Podemos do Rio Grande do Sul, classificou a Bahia como um Haiti, fazendo comparação pejorativa entre o estado brasileiro ao país da América Central, como sendo locais “sujos e pichados”.

Ele tentou comprovar sua fala a partir de testemunhos de outros políticos e de uma viagem que fez para a Bahia.

‘A gente teve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação. É uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é”,

disse Marcon

As declarações do bolsonarista, foi dada durante uma “live” realizada em seu perfil no Facebook, no último domingo (5). Em outro trecho, o deputado disse que no Sul e Sudeste, os políticos são mais cobrados, ao contrário da região Nordeste do país.

“O público do Sul e Sudeste cobra demais […] Mas no Nordeste isso não existe, até por causa da pobreza. Eu já conheci um parlamentar que me confessou que pagou para levar eleitor para votar. É um mundo tão diferente, que a gente que mora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste tem dificuldade de entender o que acontece no Norte e Nordeste”, afirma.

Após a publicação do vídeo, o deputado recebeu críticas na publicação. No Twitter, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa rebateu as declarações.

Quem é Marcon

O político do Podemos tem 36 anos e foi eleito como deputado federal no Rio Grande do Sul com 140.631 votos. Ele também é apoiador do ex-presidente Bolsonaro, empresário, formado em Economia pela UCS e foi vereador. 

Foi o mais votado para a Câmara de Vereadores de Caxias na eleição de 2020 ao conquistar a preferência de 5.618 eleitores. Em 2018, concorreu a deputado federal pela primeira vez, fazendo 11.003 votos, ficando como primeiro suplente.

Logo no início do mandato, propôs a criação de uma frente anti-PT. A aversão ao Partido dos Trabalhadores começou, segundo ele, quando era criança, durante a eleição municipal de 1996, disputada no segundo turno por Pepe Vargas (PT) e Germano Rigotto (MDB), que teve o petista eleito.

Com o Correio e o G1.

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário