Brasil

Desmatamento no Cerrado sobe 25% e alcança 10,6 mil km²

O desmatamento no Cerrado, savana considerada a mais biodiversa do planeta, perdeu 10.688,73 km² entre agosto de 2021 e julho de 2022. O número representa um aumento de 25% em relação ao apurado no período anterior (8.531,44 km²).

O balanço é do projeto PRODES Cerrado, mantido pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais , órgão do MICTI – Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações.

De acordo com o levantamento, o estado do Maranhão teve a maior área de vegetação nativa suprimida (2.833 km²), seguido pelo Tocantins (2.127 km²), Bahia (1.427 km²) e Goiás (984 km²).

A manutenção do Cerrado é condição para a distribuição da água pelo Brasil. O bioma, por ter o solo mais alto, absorve a umidade e leva água para 8 das 12 bacias importantes para o consumo de água e geração de energia no país.

Cerrado e a distribuição de água

Importância do Cerrado na disponibilidade de água nas bacias do Brasil — Foto: Arte/G1 - Infográfico elaborado em 20/05/2021 - Fonte: Situação e Perspectiva sobre as águas do cerrado - Jorge Enoch Furquim Werneck LIma

A ONG WWF-Brasil alerta que o número do desmatamento revelado pelo Prodes é alarmante, pois a situação do bioma é crítica, já que a maior parte da área não está protegida, seja pela lei brasileira ou por regulamentações internacionais.

"É urgente que o novo governo brasileiro assuma um protagonismo no fortalecimento da agenda ambiental do país e cumpra o compromisso de zerar o desmatamento em todos os biomas",

afirma Mariana Napolitano, gerente de ciências do WWF-Brasil, em entrevista ao g1.

Em nota, a ONG também destaca que esse é o terceiro ano consecutivo de aumento da destruição no Cerrado, situação nunca vista na série histórica do monitoramento do Inpe desde 2000.

Segundo os dados do instituto, entre os anos de 2019 e 2022, o desmatamento do bioma acumulou uma área de 33.444 km², mais de seis vezes a área de Brasília.

“O Cerrado é a savana mais biodiversa do planeta e abriga as nascentes de oito das doze bacias hidrográficas do Brasil. A expansão da agropecuária foi responsável pela destruição de mais da metade da cobertura original do Cerrado e as áreas remanescentes encontram-se fortemente degradadas e fragmentadas",

diz a gerente do WWF-Brasil.
Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Primavera 2025: Paisagismo em alta une flores, estilo e bem-estar na nova estação

Primavera 2025: Paisagismo em alta une flores, estilo e bem-estar na nova estação

% dias atrás

Previsão do tempo Oeste da Bahia até sexta-feira (26)

Previsão do tempo para o Oeste da Bahia

% dias atrás

Acidente em Formosa do Rio Preto deixa duas mulheres feridas

Um acidente em Formosa do Rio Preto, na Bahia, deixou duas mulheres feridas na manhã…

% dias atrás

Jovem baleado em Barreiras tenta fugir pulando em uma perna só

Jovem de 18 anos é baleado no bairro Vila Nova em Barreiras, Bahia e tenta…

% dias atrás

Idoso é esfaqueado pelo companheiro em Luís Eduardo Magalhães

Idoso de 62 anos é esfaqueado em tentativa de homicídio pelo suposto companheiro em Luís…

% dias atrás

Acidente grave na BR-242 deixa motociclista morto em Barreiras

Motociclista sem identificação morre durante acidente na BR-242 em Barreiras, na Bahia.

% dias atrás

This website uses cookies.