Foto: Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado
Um incêndio de grandes proporções foi debelado hoje (23) na comunidade de Olho D´Água, zona rural de Formosa do Rio Preto, extremo oeste da Bahia. Segundo informações de moradores, o fogo começou na noite de quinta para sexta-feira e provavelmente tenha sido uma ação de caçadores e destruiu além da biodiversidade do cerrado, a área de pastagem para as poucas cabeças de gado dos criadores da localidade. O que se viu neste domingo foi um lastro de destruição e desânimo. Ainda por conta do fogo, uma árvore caiu sobre a rede elétrica o que deixou algumas casas sem energia por dois dias. O incêndio foi debelado com ajuda de moradores circunvizinhos de Olho D´Água, Sucuruiú, Aldeia de Dentro e Timbual. Acredita-se que cerca que de 30 voluntários tenham participado da ação desde o início.
Esta época do ano é propenso a propagação de incêndios no oeste da Bahia. Com o calor beirando os 40 graus em Formosa do Rio Preto e sul do Piauí, e com queimadas para limpeza de área para plantação e por vezes fora de controle e, ação irresponsável de caçadores que acedem fogueiras durante a noite, trás prejuízo, destruição e medo aos moradores.
Na localidade de Olho D´Água, dona Eliene Aires que mora há 22 anos, com seu esposo e 4 filhos, diz que jamais tinha vista o fogo tão próximo de casa. “Ontem (sábado) foi assustador. O fogo beirava o quintal. Foi o dia que sentir mais medo”
Vizinho de D. Eliene, seu Durval Ribeiro dos Santos, 82 anos, campeava a cavalo para monitorar o fogo e chegava com a informação que havia risco do fogo atravessar para outra fazenda, caso não derrubasse uma árvore seca que pegava fogo sobre o morro. Com a informação cerca de 3 quilômetros depois, andando sobre um aceiro aberto pelos moradores para evitar a alastramento do fogo, seus 3 amigos encontraram o perigo. Com machado e foice derrubaram um arbusto ressequido de cerca de 3 metros.
“O aceiro é importante. É quando você faz a limpeza para evitar que o fogo se alastre. Mas temos que observar também o fogo subterrâneo que é quando as raízes queimam por debaixo da terra e faz com que o fogo ‘caminhe’ para outra localidade”, informa Alexandre Silva, brigadista voluntário no município de Formosa do Rio Preto (BA).
Com uma área pouco menor do que o estado de Sergipe, Formosa do Rio Preto é o maior município da Bahia com quase 16 mil km² e conta somente com a Brigada Voluntária, constituída de cidadãos que doam seu tempo ao combate de incêndios. O Corpo de Bombeiros mais próximo está na cidade de Barreiras, distante 150 quilômetros.
Veja mais fotos:
Copa Bahia/Piauí de Motocross 2025 acontece nos dias 5 e 6 de abril em Formosa…
A primeira cirurgia de tumor cerebral realizada em Floriano, no Sul do Piauí, aconteceu com…
Homem de 31 anos foi preso após tentativa de homicídio com arma branca em distrito…
Um vídeo que circula nos principais jornais da Bahia, mostra o momento em que um…
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou sua pré-candidatura à Presidência visando as eleições de 2026,…
Terceira edição da Agro Formosa, feira agropecuária de Formosa do Rio Preto, no Oeste da…
This website uses cookies.