Foto: Reprodução
Com o tema “O Presente da Transformação”, a terceira edição do maior evento da cadeia produtiva do algodão no Nordeste e Matopiba, o Dia do Algodão da Abapa reuniu um público recorde de mais de 1.400 pessoas, incluindo produtores, representantes do setor do agronegócio, pesquisadores e estudantes, que puderam explorar um universo de conhecimento, tecnologia e inovações para a cotonicultura.
“O Dia do Algodão”, na sua terceira edição, busca celebrar o algodão baiano e apresentar as novidades do setor, com ampla difusão de pesquisas, estudos e práticas sustentáveis. Recebemos pessoas da Bahia, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, que trocaram experiências que fortalecerão as ações na lavoura e fora dela”, destacou o presidente da Abapa, realizadora do evento.
Uma estrutura dinâmica foi montada em meio à lavoura de algodão, permitindo ao público acessar informações e participar de três estações técnicas simultâneas, lideradas por especialistas renomados. Mais de 25 expositores trouxeram marcas, produtos e serviços, com estandes na área interna e exposições de máquinas, aviões agrícolas e equipamentos na área externa.
Na primeira estação, o presidente da Abapa recepcionou os visitantes e apresentou a palestra institucional “Fitossanidade, Sustentabilidade e Resultados do Setor”. Em seguida, o consultor e professor Marcos Fava Neves compartilhou suas experiências na segunda estação com a palestra “Futuro do Agro: Perspectivas para o Algodão”, oferecendo uma visão inovadora e estratégica sobre o tema. A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) liderou a terceira estação com a palestra “O Algodão Brasileiro no Cenário Global: Estratégias para Ampliar a Participação no Mercado”, apresentada pelo diretor de Relações Internacionais, Marcelo Duarte.
O presidente da Abrapa, Alexandre Pedro Schenkel, destacou: “Tenho uma sorte imensa em participar da terceira edição do Dia do Algodão na Bahia, um evento que traz inovações e informações essenciais sobre o algodão no mundo. Precisamos evoluir e ajudar a ter um algodão cada vez mais sustentável e eficiente.” A plenária principal, comandada por Maurício Schneider, incentivou os produtores a utilizarem Inteligência Artificial e outras tecnologias na lavoura e nos processos financeiros e burocráticos, promovendo a modernização dos negócios.
O presidente Luiz Carlos Bergamaschi agradeceu aos presentes e destacou a importância de novos investimentos para o sucesso do setor. “Precisamos continuar investindo em inovação, pessoas, pesquisa, melhores práticas agrícolas e políticas que fortaleçam a cadeia produtiva. Juntos, podemos superar desafios e levar a cotonicultura do oeste da Bahia a patamares mais elevados.” Novos termos de cooperação foram assinados entre a Abapa e a Fieb, e entre a Abapa e a Aba-Manutenção de Aeronaves e Sabri-Sabedoria Agrícola, para a continuidade dos cursos na região. “A Abapa é uma grande parceira. Juntos, capacitamos muitos profissionais para a aviação agrícola e hoje reforçamos essas iniciativas,” disse Ruddigger, proprietário da Aba-Manutenção de Aeronaves. O Grupo Schmidt Agrícola, que cedeu a Fazenda Orquídeas para o evento, também foi homenageado. “Agradecemos em nome da Schmidt Agrícola pelo sucesso do evento. A cotonicultura baiana continuará crescendo e produzindo algodão de alta qualidade,” afirmou Paulo Schmidt, sócio-diretor da Schmidt Agrícola e segundo vice-presidente da Abapa.
Próxima Edição – A quarta edição do Dia do Algodão da Abapa será realizada na Fazenda Santana, do Grupo Franciosi, em Riachão das Neves (BA), conforme anunciado por Alessandra Zanotto, primeira vice-presidente da entidade. O Dia do Algodão é uma iniciativa da Abapa, com apoio do Instituto Brasileiro de Algodão (IBA) e do Fundo para o Desenvolvimento do Algodão (Fundeagro), consolidando-se como um evento essencial no calendário nacional do setor agrícola, promovendo o que há de mais moderno em pesquisa e tecnologia para os cotonicultores.
Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…
As doenças que mais matam na Bahia revelam uma triste realidade no estado. Em 2023,…
Uma mulher e o filho dela, apenas 6 anos, foram resgatados pela Polícia Militar após…
Você tem entre 16 e 26 anos e sonha em brilhar na maior festa de…
O Bahia avançou ao vencer o Nacional- URU na noite desta quarta-feira (9), no Estádio…
Júnior Marabá, prefeito de Luís Eduardo Magalhães, acabou no centro de uma disputa política que…
This website uses cookies.