As eleições municipais estão chegando, e a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores aptos a votar baixem o aplicativo e-Título com antecedência. O e-Título só pode ser baixado até o dia 5 de outubro, próximo sábado, a véspera da eleição. Após essa data, a emissão do título virtual será suspensa no domingo (6) e liberada novamente no dia seguinte.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Desenvolvido em 2017, o e-Título substitui o título de eleitor em papel e utilizado como documento de identificação, inclusive para votar, desde que o aplicativo esteja atualizado e contenha a foto do eleitor.
O aplicativo é gratuito e permite acesso a dados como zona eleitoral, local de votação, justificativa de ausência, certidão de quitação eleitoral e outros serviços.
Para baixá-lo, é necessário acessar a Google Play (Android) ou App Store (Apple) e seguir o passo a passo. O eleitor deve preencher os dados solicitados e responder a algumas perguntas para validar o acesso.
e-Título
O e-Título indicará se o usuário tem a biometria (digitais dos dedos) coletada. Ela permite a rápida identificação da pessoa no dia da votação, o que evita a formação de longas filas nas seções eleitorais. Cabe destacar que, mesmo sem a coleta biométrica, o eleitor pode votar normalmente.
De acordo com dados dos Tribunal Superior Eleitoral, na Bahia, 4.735.254 eleitores haviam baixado o aplicativo, até a última sexta-feira (27).
No dia da eleição, o eleitor também pode usar qualquer documento oficial com foto para votar. Pode ser além da Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, de motorista e Passaporte.