Com o primeiro turno das eleições marcadas para acontecer no próximo dia 2 de outubro, cinco nomes vão disputar o voto do eleitor baiano em 2022. Os nomes estão definidos e não deve haver mudanças. Nomes de três pré-candidatos e vice de três partidos ainda não foram definidos. Sendo que um deles ainda não divulgou o nome do pré-candidato ao Senado Federal.
Uma novidade esta ano no estado que tem mais de 11 milhões de eleitores e uma pré-candidatura coletiva ao Senado Federal.
O Partido dos Trabalhadores (PT) tenta o quinto mandato consecutivo na Bahia com o Jerônimo Rodrigues, ex-Secretário da Educação da Bahia. A chapa é composta ainda por Geraldo Júnior como vice. Júnior é o atual presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e filiado ao MDB. Otto Alencar do PSD concorre à reeleição ao Senado Federal.
Já o União Brasil tem ACM Neto como candidato. Ele é o principal nome da oposição no estado. Neto ainda não apresentou o nome a vice-governador, o que deve acontecer em agosto. Cacá Leão do PP que é deputado federal concorre a vaga ao senado.
O PL, partido do presidente Bolsonaro, apresenta João Roma que é ex-ministro da Cidadania e deputado federal. Roma chegou à Bahia pelas mãos do então prefeito de Salvador ACM Neto e criou asas no estado. O nome do candidato a vice ainda não foi definido. A ex-secretária de Saúde da cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, Raíssa Soares (PL), é pré-candidata ao senado na chapa.
O PSOL por sua vez vem com uma chapa puro sangue. Kleber Rosa é o nome que o partido apresenta como pré-candidato a governador e como vice, Ronaldo Mansur também do PSOL. A chapa conta com a pré-candidata ao senado Tâmara Azevedo (PSOL). A candidatura coletiva ainda conta com os pré-candidatos a ‘co-senador’ Professor Max (PSOL) e Zem Costa (PSOL).
O quinto nome na disputa do governo do estado com pré-candidatura já lançada é do professor Giovani Damico (PCB). A chapa ainda não tem outros nomes divulgados.
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos começa em 20 de julho com data final em 15 de agosto.
Conheça os pré-candidatos ao governo (por ordem alfabética)
Quem: ACM Neto
Partido: União Brasil
Profissão: advogado/ex-prefeito de Salvador
Quem: Giovani Damico
Partido: PCB
Profissão: professor
Quem: Jerônimo Rodrigues
Partido: PT
Profissão: professor
Quem: João Roma
Partido: PL
Profissão: deputado federal
Quem: Kleber Rosa
Partido: PSOL
Profissão: professor/investigador