O Partido Liberal – PL lançou o nome do ex-ministro da Cidadania e deputado federal João Roma como candidato ao governo da Bahia, nas eleições de 2 de outubro. Na convenção desta sexta-feira em Salvador, o ex-ministro anunciou o nome de Leonídia Umbelina como candidata a vice-governadora.
João Roma disse em discurso que se eleito, sua prioridade será baixar impostos. “Minha prioridade será baixar impostos, pois não é possível que um estado fique perdendo competitividade. Isso faz com que os investimentos corram da Bahia”, declarou.
Ele também atacou adversários, em especial o PT do Governador Rui Costa e reforçou sua ligação com o presidente Jair Bolsonaro. Ele destacou os feitos do líder do Executivo nacional, como obras executadas em estradas federais
Vice
O nome de sua candidata a vice, anunciada hoje, é a médica recém-formada Leonídia Umbelina. Antes ela atuou por 30 anos como enfermeira em Feira de Santana. Umbelina integra a Frente Evangélica Brasileira.
Com a confirmação de Leonídia na vice, a chapa encabeçada por Roma está completa, a também médica e ex-secretária de Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares (PL), será postulante a senadora.
Trajetória política
Nascido em Pernambuco, João Roma vive na Bahia desde 2002. Formado em Direito, ele foi assessor do governo de Pernambuco entre os anos de 1991 e 1994; assessor do Ministério da Administração de 1995 a 1998; Delegado do Ministério da Cultura para o Nordeste entre 1999 e 2002; Chefe do escritório da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em Salvador, no período de 2002 a 2004.
Ele também foi chefe de gabinete na Prefeitura de Salvador, no período de 2013 a 2018, durante dois mandatos do ex-prefeito de Salvador e adversário de Roma nas eleições deste ano, ACM Neto.
Em 2018 o ainda desconhecido João Roma, foi eleito deputado federal com apoio do ex-prefeito de Salvador, pelo Republicanos com 84.455 votos.