A cidade de Frutal, em Minas Gerais, registrou dois terremotos na manhã de desta terça-feira (18), com magnitudes 3,2 e 4 na escala Richter e ocorreram às 10h08 e 10h19, respectivamente. As estações da Rede Sismográfica Brasileira e analisados pelo Centro de Sismologia da USP, captaram os abalos sísmicos.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O primeiro tremor, com magnitude 4, foi o mais forte já registrado na cidade de Frutal. Desde 2015, foram contabilizados 22 pequenos tremores na região, sendo o de hoje o mais significativo. O sismólogo Bruno Collaço destacou que, desde abril de 2023, a região tem experimentado uma sequência de tremores, embora todos com magnitudes menores que 3 até o evento de hoje.
Segundo informações da Defesa Civil de São Paulo, os terremoros foram sentidos na região de São José do Rio Preto, no interior do estado. Mesmo a mais de 1.300 km de distância do epicentro, os abalos foram perceptíveis. Felizmente, não houve feridos ou danos significativos para a população local. Apenas alguns prédios e uma escola em Frutal relataram terem sentido os tremores.
Em 11 minutos dois terremotos atingem cidade de Minas Gerais
— Portal do Cerrado (@portaldocerrado) June 19, 2024
Leia mais: https://t.co/T4VHiAMDLL pic.twitter.com/HMnOqhlwou
O Observatório Sismológico da Universidade Federal confirmou os eventos e a Defesa Civil de São Paulo divulgou as informações. Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil e, geralmente, não causam grandes transtornos. Pressões geológicas que movimentam pequenas fraturas na crosta terrestre, causam pequenos sismos.
“O tremor que as pessoas sentem é resultado de uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que ‘escorrega’ por causa das pressões geológicas”,
explicou o Centro de Sismologia da USP em nota.
Em nota, a prefeitura de Frutal chamou o “evento de novidade para todos, causando pânico e curiosidade. A prefeitura também pediu calma aos moradores e caso ocorram novos tremores, procurem espaços abertos, longe de estruturas, como casas, prédios, outdoor e árvores”