Entre a segunda-feira (17) e este domingo (23), Formosa do Rio Preto no extremo Oeste da Bahia, registrou 71 pessoas infectadas pelo coronavírus. Somente hoje foram registradas 9 infecções pelo vírus, o que elevou o número de casos ativos para 69 com 4 pessoas internadas. Há uma semana eram 40 pessoas adoentadas que precisavam de tratamento contra a doença no município.
No mesmo período, duas pessoas não resistiram ao avanço da Covid-19 e morreram. Desde o início da pandemia o município já registrou 24 óbitos em decorrência da Covid-19.
Outro fato que chama a atenção é o rejuvenescimento da pandemia em Formosa do Rio Preto. Ontem um bebê de 11 meses foi diagnosticado com a doença, além de uma adolescente de 15 anos. Neste domingo, Vigilância Epidemiológica informou que uma criança de 9 anos e outra 12 anos foram infectadas. O Portal do Cerrado já solicitou a Coordenação da Vigilância Epidemiológica os dados de crianças e adolescentes infectados para uma copilação de dados e posterior publicação.
Outro fato importante é a interiorização da Covid-19 no município, principalmente em grandes fazendas produtoras de grãos, com destaque para região da Coaceral, porém há casos nos povoados de Malhadinha, Intans, Cacimbinha entre outras localidades.
Dos 9 casos de hoje, seis são de pessoas do sexo masculino com idades entre 9 e 56 anos e três do sexo feminino com idades entre 12 e 55 anos. São todos formosenses, sendo que cinco residem na zona urbana e quatro da zona rural entre a Cacimbinha, Coaceral e Tabocas.
Até este domingo (23) já foram confirmados 941 casos da doença desde o início da pandemia no município, dos quais 848 já são considerados recuperados e 69 estão em tratamento sendo que 4 estão internados e 65 fazem tratamento domiciliar. Neste domingo também um paciente de 41 anos que estava internada no Centro Covid-19 recebeu alta médica, segundo a Vigilância Epidemiológica.