Mundo

Em movimento histórico, papa Francisco declara pena de morte inadmissível

O Papa Francisco aprovou a modificação do Catecismo católico para declarar “inadmissível” a pena de morte em todas as circunstâncias e indicou o compromisso da Igreja em encorajar sua abolição no mundo todo, informou o Vaticano nesta quinta-feira (2). Até então, essa prática era aceita em casos raros.

“A Igreja ensina, à luz do Evangelho, que a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, e se compromete com determinação por sua abolição em todo o mundo”, afirmou o pontífice em uma audiência concedida ao prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, órgão responsável pela defesa das tradições católicas.

Antes disso, a Igreja já era critica da pena de morte, mas autorizava seu uso em algumas circunstâncias,  quando “era o único jeito possível de defender efetivamente a vida humana conta agressões injustas”, dizia a doutrina.
Mas desde o papa João Paulo 2º, morto em 2005, a Igreja já vinha restringindo o apoio a prática e Francisco já tinha condenado seu uso publicamente.

Segundo o novo comunicado, a antiga regra já não funcionava mais porque há novas formas de proteger a sociedade. “Há um entendimento cada vez maior de que a dignidade da pessoa não está perdida mesmo após a prática de crimes muito sérios”, diz o texto.
“Além disso, surgiu um novo entendimento sobre o significado das sanções penais impostas pelo Estado. Por último, foram desenvolvidos sistemas de detenção mais eficazes, que asseguram a devida proteção aos cidadãos, mas ao mesmo tempo, não privam definitivamente os culpados da possibilidade de resgate”.

 

Folhapress| São Paulo E G1

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Formosense participa dos Jogos dos Heróis nos EUA

A delegada da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Sibele Marques, natural de Formosa do…

% dias atrás

Homem morre após moto ser atingida por carro no Sul do PI

Um homem identificado como Márcio Júnior Fernandes Alves, de 39 anos, morreu após um acidente…

% dias atrás

Alerta de baixa umidade atinge Formosa do Rio Preto e outras 113 cidades baianas

A Bahia está sob alerta meteorológico amarelo para baixa umidade, emitido pelo Instituto Nacional de…

% dias atrás

Lula lança Plano Safra com R$ 78 bi para agricultura familiar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta segunda-feira (30), no Palácio do…

% dias atrás

Corregedoria recomenda PAD contra juíza de Barreiras

Uma juíza de Barreiras, na Bahia, titular da 3ª Vara Cível e de Registros Públicos,…

% dias atrás

Motociclista morre após cair em rotatória da BR-242 em Barreiras

O motociclista identifica como Henrico, de apenas 19 anos, morreu durante um acidente na rotatória…

% dias atrás

This website uses cookies.