Após reunião de sua executiva estadual na tarde desta segunda-feira (25), o PSB baiano manifestou sua insatisfação com o anúncio oficial da chapa liderada pelo governador Rui Costa (PT), que deixou de fora da composição a senadora Lídice da Mata (PSB), em detrimento do presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel (PSD).
Rui anunciou nesta segunda que Coronel será candidato ao Senado na chapa, ao lado do ex-governador Jaques Wagner (PT) . Ao deixar a reunião socialista, um dos integrantes da executiva falou que, antes de anunciar o caminho eleitoral de Lídice, é preciso “demonstrar a nossa indignação” e voltou a elencar motivos que, no entendimento do PSB, davam à senadora vantagem sobre Coronel.
“Temos que ouvir o povo”, defendeu. Alas da militância têm defendido que Lídice tente a reeleição fora da chapa de Rui. Pelo menos um dos participantes da reunião, porém, parece não ter concordado com o posicionamento partidário, expresso por meio de nota.
“O PT acabou de se reunir nacionalmente e decidiu ter prioritariamente alianças com o PSB e o PCdoB. Ainda mais é estranho que uma chapa com a participação de uma senadora do PSB seja retirada da chapa justo num momento em que esses dois partidos se reúnem e discutem até uma aliança nacional”, afirmou Lídice.
Ela reunirá o PSB novamente no dia 3 próximo, quando deve anunciar a decisão entre disputar a reeleição para o Senado em candidatura avulsa ou se tentará uma das 513 vagas da Câmara dos Deputados ou uma das 63 cadeiras da Assembleia da Bahia.