Brasil

Embrapa anuncia bioinseticida contra pragas na soja, milho e algodão

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciou um novo bioinseticida que, segundo a empresa, combate pragas que atacam as lavouras de soja, milho e algodão sem colocar em risco a saúde de trabalhadores que manipulam o produto. O bioinseticida não representa risco também para o meio ambiente, nem para os demais insetos, garante a Embrapa.

Denominado comercialmente como Acera, o novo pesticida é indicado para o controle de pragas como a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), e a falsa-medideira (Chrysodeixis includens). Ele é formado a partir de duas cepas da bactéria chamada Bacillus thuringiensis (Bt), que produzem proteínas com propriedades tóxicas específicas para insetos, que são inofensivas para humanos e outros vertebrados.

“Diferentemente de pesticidas químicos, [o Acera] é inócuo para o meio ambiente. O produto deve ser pulverizado sobre as folhas, e, ao comê-las, as lagartas são afetadas pela ação dessas proteínas”, informou por meio de nota a Embrapa.

De acordo com a Embrapa, que desenvolveu o pesticida por meio de uma parceria com a empresa Ballagro, a “grande vantagem” desse produto biológico é o fato de ele “não afetar o meio ambiente, não intoxica aplicadores, não mata os inimigos naturais das pragas, além de não poluir rios e nascentes”.

“O Acera foi registrado para o controle dessas duas espécies de lagarta e poderá ser usado em culturas como soja, milho, algodão e diversas outras”, explicou o pesquisador da Embrapa Fernando Hercos Valicente, desenvolvedor e responsável pela tecnologia na Empresa.

Segundo Valicente, anualmente, por diversas razões, há um aumento da resistência das principais “pragas controladas por cultivares transgênicas”. “Consequentemente, ocorre a ampliação do uso do controle químico em complemento aos transgênicos, na tentativa de reduzir perdas na produção agrícola. Tudo isso acarreta prejuízos econômicos, sociais e ambientais expressivos”.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

% dias atrás

PF aborda deputado Dal Barreto em aeroporto de Salvador e apreende celular

Polícia Federal aborda o deputado Dal Barreto (União Brasil) no aeroporto de Salvador, na Bahia…

% dias atrás

Vídeos; moradores relatam prejuízos após tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães

Moradores relatam prejuízos após terremoto em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; Tremor de terra foi…

% dias atrás

Tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães é sentido em Taguatinga (TO)

Terremoto em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, é sentido em Taguatinga, já no…

% dias atrás

Clima em Formosa do Rio Preto: Inmet prevê chuva e trovoadas nesta terça (14)

O clima em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, deve mudar ao longo…

% dias atrás

Dupla é presa horas após praticar homicídio em Xique-Xique

Polícia Civil prende dois homens acusado de homicídio em Xique-Xique, na Bahia

% dias atrás

This website uses cookies.