Brasil

Energia será mais cara em novembro com bandeira vermelha

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, ontem (25), que a bandeira tarifária para o mês de novembro será a vermelha, no patamar 1, quando há um acréscimo de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em outubro, a bandeira foi a amarela, cujo acréscimo na conta é de R$ 1.

De acordo com a agência, a decisão de elevar o patamar da bandeira se deve ao fato de que, apesar de novembro ser o mês de início do período chuvoso nas principais bacias hidrográficas do país, o regime de chuvas está abaixo da média histórica.

“O regime de chuvas regulares nessas regiões tem se revelado significativamente abaixo do padrão histórico. A previsão hidrológica para o mês também aponta vazões afluentes aos principais reservatórios abaixo da média, o que repercute diretamente na capacidade de produção das hidrelétricas, elevando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)”, explicou a Aneel.

A agência disse ainda que nesse cenário aumenta a demanda de acionamento de usinas termelétricas, cujo custo de produção é mais alto, o que incide sobre da energia.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Lula institui Dia Nacional do Brega em 14 de fevereiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o Dia…

% dias atrás

Inscrição no processo seletivo Barreiras exige uso de computador

A inscrição no processo seletivo Saúde Barreiras, na Bahia, (Edital nº 02/2025) deve ser realizada…

% dias atrás

Motociclista morre após colisão em Luís Eduardo Magalhães

Acidente em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, mata motociclista de 22 anos

% dias atrás

Dois morrem após confronto com a polícia no Oeste da Bahia

Dois homens morreram na manhã de quarta-feira (21), até aqui em confronto com policiais, no…

% dias atrás

Bahia inaugura fazenda modelo para produção de biocombustível com macaúba

A produção de biocombustível a partir da palmeira macaúba deu um passo significativo nesta quarta-feira…

% dias atrás

Bahia x Paysandu hoje: Veja onde assistir e horário

Bahia x Paysandu será um dos confrontos que movimentam a noite desta quarta-feira (21) pela…

% dias atrás

This website uses cookies.