O mercado de energia fotovoltaica no Brasil vem apresentando viés de crescimento. Recentemente, alcançou a marca de 25 gigawatts (GW) de potência de energia solar, de acordo com números divulgados em fevereiro pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A pesquisa leva em conta usinas solares industriais e residenciais.
A energia solar reponde atualmente por 11,6% da matriz elétrica do país, o que a coloca atrás apenas da fonte hídrica, que responde por cerca de 110GW. Em terceiro lugar está a energia eólica, responsável pela geração de 24GW. No período de um ano, a potência ligada à fonte solar foi de 14,2GW para 25GW, o que representa um crescimento em torno de 76%, tendo como referência os dados de fevereiro de 2022 até fevereiro de 2023.
“A energia fotovoltaica é a energia do futuro e o Brasil tem tudo para ser um player importante no cenário mundial, que privilegia a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente”, afirma o engenheiro químico Gabriel Guimarães, sócio-fundador da empresa mineira SolarVolt. “Pelas nossas condições climáticas favoráveis, é importante caminharmos rumo a um cenário em que haverá a prevalência da energia limpa, renovável e barata proveniente do sol”, diz.
Segundo ele, as vantagens do investimento em sistema fotovoltaico vão muito além do aspecto ambiental. “Previsibilidade de custos, proteção contra a inflação energética e retorno rápido são apenas alguns dos atrativos. Muitos especialistas apontam que a energia solar é um dos melhores investimentos disponíveis atualmente”, afirma Guimarães.
De acordo com a Absolar, de 2012 até os dias atuais, os investimentos em fonte solar de energia somaram R$ 125,3 bilhões, o que gerou cerca de R$ 39,4 bilhões em arrecadação de impostos. Em aproximadamente dez anos, o setor criou 750,2 mil empregos acumulados e evitou a emissão de 33,4 milhões de toneladas de gás carbônico na geração de eletricidade.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou nesta quarta-feira (9) uma carta pública ao…
Durante patrulhamento ambiental no último domingo (6), policiais da CIPPA Lençóis resgataram 21 animais silvestres…
Operação policial em Correntina, no Oeste da Bahia, resultou na morte de um homem apontado…
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta quarta-feira, 9, a lei que reduz o tempo…
A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na Bahia, por meio da Secretaria Municipal de…
DJ Peixoto, natural de Formosa do Rio Preto, na Bahia, sempre teve uma forte conexão…
This website uses cookies.