Bahia

Enquanto produtores de soja estocam produtos por conta do preço, algodão ganha terreno

Enquanto os produtores de soja estocam os grãos a espera de melhores preços e definições do mercado chinês, maior comprador das commodities do Brasil, antes mesmo do algodão florescer no campo, a maior parte da safra já está vendida.


“Já estamos com 65% da safra comercializada a bons níveis de preços. Isso é bom para os agricultores, para a região e também para a geração de emprego”, afirma o presidente da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Busato.

De olho neste mercado ascendente, este ano, os produtores da Bahia destinaram 70 mil hectares a mais para o cultivo do algodão, um incremento de 26,5% na área cultivada frente a 2018, alcançando um total de 332 mil hectares plantados. A safra deve ser 1,2% maior do que a anterior, segundo as projeções do IBGE.

É o terceiro ano seguido de crescimento da cotonicultura na parte baiana do Matopiba, a fronteira agrícola que une parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. De acordo com a Abapa, 100% das lavouras já foram semeadas, e existe a expectativa de uma nova safra recorde. A produção pode alcançar mais de 1,5 milhão de toneladas de caroço e pluma.

Um conjunto de fatores tem favorecido o cultivo do algodão, dos preços praticados no mercado internacional à regularização das chuvas em fevereiro.

“As chuvas estão contribuindo e os preços pagos pela commodity no mercado estão garantindo melhor rentabilidade ao produtor. Além disso, o mercado mundial está consumindo mais algodão do que produz. Por isso a nossa perspectiva é aumentar ainda mais a área cultivada no ano que vem, e ultrapassar os 400 mil hectares”, adianta Busato. 

A colheita do algodão deve começar em junho. A Bahia é o segundo maior produtor do Brasil, responde por quase 24% do mercado. Só no ano passado, a comercialização da fibra gerou mais de 50 milhões de dólares em exportações, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O algodão já representa 4,2% das exportações baianas.

 
 
  
Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Terceira edição da AgroFormosa movimenta quase R$ 130 milhões em volume de negócios

Sucesso é a palavra que define a avaliação dos organizadores sobre a AgroFormosa, que encerrou…

% dias atrás

Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto participa de evento nacional do cacau

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto, o advogado Hélio…

% dias atrás

Criança que caiu de cânion no RS é encontrada morta

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul confirmou, na noite de quinta-feira…

% dias atrás

“Lua do veado” aparece no céu de todo o Brasil; saiba o que é

O fenômeno denominado de "Lua cheia do veado" poderá ser visto em todo Brasil, nesta…

% dias atrás

Mulher morre após parto em Corrente e família denuncia negligência

A morte após parto em Corrente, no Sul do Piauí, está sendo investigada pela Polícia…

% dias atrás

Ultrapassagem proibida obriga carreta a se jogar no guard-rail em Goiás

Uma ultrapassagem proibida quase resultou em tragédia na BR-414, em Goiás, no final de abril.…

% dias atrás

This website uses cookies.