As escolas públicas da rede municipal de ensino de Formosa do Rio Preto no extremo Oeste da Bahia, retomam as aulas presencias nesta segunda-feira (21).
Nas escolas estaduais, o ano letivo começou no último dia 7 de fevereiro, também com aulas 100% presenciais e mantendo protocolos de biossegurança para conter a Covid-19. Segue obrigatório o uso de máscaras de proteção individual durante a permanência na escola. As pessoas maiores de 18 anos devem apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 nas portarias das instituições de ensino.
Para a rede de ensino municipal local, não foi publicada nenhuma recomendação, tanto no site da prefeitura como nas redes sociais que abrangem a Secretaria Municipal da Educação. No entanto, em pelo menos uma escola em que o Portal do Cerrado teve acesso, foi recomendado a máscara facial e uso constante de álcool em gel.
Pais e responsáveis não terão acesso a unidade escolar, que deverão deixar os alunos no portão de entrada da instituição, onde terão aferição de temperatura e o imediato uso de álcool. Caso haja necessidade de acessar a escola, os pais e ou os responsáveis deverão apresentar carteira de vacinação ou passaporte vacinal com pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19
Alunos com sintomas gripais deverão permanecer em casa, assim também quando houver contato com pessoa com resultado positivo para Covid-19.
Em reunião, os pais foram orientados inclusive sobre o retorno do aluno da escola para casa, como tomar banho imediatamente, troca da roupa e a necessidade de manter hábitos mais rígidos de higiene.
Orientações como não tocar olhos e boca também foram repassadas como tentativa de evitar ao máximo a propagação do novo coronavírus.
Por enquanto, a carteira de vacinação ainda não será exigida dos alunos da rede municipal de ensino de Formosa do Rio Preto.