Escolas de Formosa do Rio Preto passam a ter plano para aumentar segurança

As escolas do município de Formosa do Rio Preto, na Bahia, passam a contar com um plano para aumentar a segurança nas unidades de ensino e diminuir a sensação de insegurança que tomou conta da comunidade escolar nos últimos dias, com uma onda de ameaça de ataque a escolas pelo país.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Em toda a Bahia, mais 30 adolescentes foram apreendidos após identificação deles pela Polícia Civil, com armas ou por ameaças de ataque a escolas. Em Salvador, uma criança de 11 anos foi apreendida com uma faca, em uma escola da capital baiana.

Profissionais da educação do maior município baiano, como professores e funcionários de escolas, serão orientados sobre como agir, passando por treinamento de segurança nas escolas, inclusive com rota de fuga. A reunião com Comissão Municipal de Segurança, definiu um calendário, com início na próxima segunda-feira (17).

Apesar da definição da disponibilização de um número de telefone para monitorar e receber denúncias de material que seja fake news, deverá ser abortada, considerando que a Secretária da Segurança Pública da Bahia disponibiliza o 181. Além do telefone, há também o site disquenuncia.com, publicado com grafia errada pela prefeitura. As informações enviadas ao canal serão mantidas sob sigilo e não há identificação do denunciante

Vídeos institucionais deverão ser divulgados com as principais ações da Ronda Escolar na cidade, realizada pela Polícia Militar (86ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar).

Na terça-feira (18), capacitação e treinamento voltados para controladores de acesso de escolas, a partir das 14h, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, na Av. Bahia. Já na quarta, está previsto uma roda de conversa, transmitida em um canal de TV local, com as polícias Civil, Militar, diretores de escolas, técnicos da Secretária de Educação e religiosos para debater sobre segurança nas escolas.

Na quinta-feira (20) o grupo de trabalho volta a se reunir para elaboração do Plano de Segurança nas Escolas. Como parte de divulgação, um balanço das ações da primeira semana de trabalho, será divulgado na Rádio Comunitária (clica aqui para ouvir a rádio)

Guarda Civil

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, também divulgou a implementação da Guarda Civil Municipal. Mas essa “implementação” deve passar primeiro pela Câmara de Vereadores, o que pode levar tempo, considerando que depende de estudo e dotação orçamentária.

cidadeDestaque
Comentários (0)
Adicionar Comentário