Após registrar aumento de 94,1% nos casos de dengue nos primeiros dias de 2019, o Governo da Bahia divulgou alerta aos municípios, voltado para os profissionais de saúde. Em comprativo com o mesmo período de 2018, foram notificados 400 casos da doença em 55 municípios quando naquele ano, foram 204 casos.
As orientações, além de contemplar os casos de dengue, inclui as outras arboviroses como Zika e Chikungunya também transmitidas pelo Aedes aegypti. Entre as recomendações da Divisão de Vigilância Sanitária da Bahia, voltadas para as equipes de saúde estão: alertar os profissionais para suspeição dos sinais e sintomas compatíveis com as arboviroses, bem como mobilizar equipes de saúde para medidas de prevenção e controle.
Além disso, o alerta ressalta a necessidade de fortalecer e alinhar comunicação entre as equipes de atenção à saúde, vigilância epidemiológica e controle vetorial; intensificar as ações de controle vetorial nas áreas com registro de casos suspeitos ou confirmados de arboviroses e/ou elevados Índices de Infestação Predial (IIP); monitorar semanalmente os casos, mapeando áreas de risco e adotar medidas de controle capazes de reduzir o número de casos.
Também será intensificada a capacitação dos profissionais de saúde da rede pública a fim de aperfeiçoar o diagnóstico diferencial para zika em gestantes, priorizando as coletas de amostras nos cinco primeiros dias.