Alunos de escolas públicas de vários municípios do Oeste da Bahia foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificado de menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática. A lista de premiados da 17ª edição teve o resultado divulgado na tarde desta terça-feira (20). A competição envolveu 18,1 milhões de estudantes e 54 mil escolas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de todo o país.
Serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze, além de 51.90 menções honrosas. Há ainda premiações para professores, escolas e secretarias de Educação que se destacaram pelo desempenho dos estudantes.
Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (Pic), onde terão a oportunidade aprofundar seus estudos na matemática e receber uma bolsa mensal no valor de R$ 100. Os premiados que já estiverem matriculados em cursos de graduação poderão participar da seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), que oferece bolsas de R$ 400 mensais.
A Obmep foi criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa) e conta com o apoio do Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de popularizar o ensino dessa disciplina e identificar novos talentos. Os recursos são dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).
O Colégio Estadual Duque de Caxias em Barreiras foi premiado com um kit de material didático. Já em Luís Eduardo Magalhães, o professor Marcos Antônio de Jesus da Escola Municipal José Cardoso de Lima, também foi premiado.
Centenas de outros alunos receberam o Certificado de Menção Honrosa e você pode ver a lista completa aqui