Os Estados Unidos devem executar por asfixia com nitrogênio a meia-noite desta quinta-feira (25), Kenneth Smith, condenado por um homicídio de 1988. O método será usado pela primeira vez em uma pena de morte e vem sofrendo críticas de entidades dos direitos humanos, como a ONU e Anistia Internacional.
Publicações apontam que a forma é mais simples de execução do que a injeção letal, mas ainda não testado; por isso, tem causado controvérsia.
O estado do Alabama já havia tentado executá-lo em 2022 com uma injeção letal, mas não encontraram uma veia que pudesse servir como via intravenosa para aplicar o veneno, e então desistiram.
Os advogados dele fizeram duas tentativas de última hora para evitar a execução, contudo, a Suprema Corte Americana, negou o pedido da defesa.
De acordo com o g1, ele será amarrado em uma maca e vão colocar uma máscara que vai cobrir a boca e o nariz. Essa máscara estará conectada a um cilindro com gás nitrogênio, sem nada de oxigênio. Assim, ele não vai conseguir inspirar oxigênio.
No ar que respiramos há cerca de 78% de nitrogênio e cerca de 20% de oxigênio. Se o cilindro fizer a concentração de nitrogênio da sala aumentar, e a de oxigênio, diminuir, pode haver algum risco de que os presentes fiquem inconscientes.
Especialistas da ONU (Organização Mundial da Saúde) pediram às autoridades americanas, que não levem a adianta a execução por asfixia com nitrogênio sob alegação de que o método por submetê-lo a tratamento cruel ou até mesmo à tortura.
Apesar dos apelos, o estado do Alabama recusa as acusações dos direitos humanos e deve executá-lo sob às críticas de entidades.
Com agências e g1
Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…
As doenças que mais matam na Bahia revelam uma triste realidade no estado. Em 2023,…
Uma mulher e o filho dela, apenas 6 anos, foram resgatados pela Polícia Militar após…
Você tem entre 16 e 26 anos e sonha em brilhar na maior festa de…
O Bahia avançou ao vencer o Nacional- URU na noite desta quarta-feira (9), no Estádio…
Júnior Marabá, prefeito de Luís Eduardo Magalhães, acabou no centro de uma disputa política que…
This website uses cookies.