Ex-deputado federal da Bahia, Luiz Alberto morre após infarto

O ex-deputado federal Luiz Alberto, uma das maiores lideranças do movimento negro brasileiro, morreu aos 70 anos, na manhã desta quarta-feira (13) após sofrer um infarto na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O partido dos Trabalhadores (PT), confirmou a informação por meio de nota. (veja abaixo)

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Conforme o g1, informações iniciais apontam que Luiz Alberto passou mal durante a madrugada, levado para uma unidade de saúde do município, mas não resistiu.

Luiz Alberto foi deputado federal em 2001 e 2015. Atualmente ele ocupava o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia.

A morte dele repercute entre políticos e partidários. Em nota, o Partido dos Trabalhadores, disse lamentar profundamente a partida de Luiz Alberto, que ajudou articular a fundação do PT na Bahia e da Central Única dos Trabalhadores.

“O Partido lamenta profundamente a partida de Luiz Alberto, que ajudou a articular a fundação do PT na Bahia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e que prestou grande serviços aos baianos, tendo uma trajetória de luta marcada contra o racismo e pela defesa de uma sociedade mais justa e mais igualitária. O Diretório Estadual se solidaria com os familiares, amigos e todos os companheiros de Luiz Alberto e deseja muita força a todos neste momento de grande tristeza”.

Partido dos Trabalhadores (PT)

O Secretário de Justiça e Direitos Humano da Bahia, Felipe Freitas, também lamentou a morte dele, confirmando o infarto.

“Camaradas, companheiros (as), com extremo pesar informo que o amigo, companheiro e irmão de lutas, Luiz Alberto, sofreu um infarto esta manhã (13) e, lamentavelmente, veio a óbito. Confesso que escrever essas palavras a vocês sem ainda acreditar nesta triste e dolorosa notícia. Perdemos a presença física do nosso camarada. Nos resta agora honrar seu legado e seguir na luta!”.

Luiz Alberto

Natural do quilombola Baixa do Guaí, em Maragogipe, no recôncavo da Bahia, era um histórico militante do Movimento Negro brasileiro, sendo uma de suas maiores lideranças, reconhecido, entre outros motivos, por ser um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU) e por atuação na defesa dos direitos da população negra na Câmara dos Deputados.

Ele chegou a ocupar o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia entre fevereiro de 2007 a 11 de agosto de 2008. Juntamente com outros baianos, ele também integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula.

Devido à morte de Luiz Alberto, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, determinou luto oficial de três dias no estado.

Ainda conforme o g1, velório será na quarta-feira (13), das 17h às 22h, no Palácio da Aclamação, na Avenida Sete de Setembro, em Salvador. O sepultamento será na quinta-feira (14), às 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. Contudo, não há informações se será aberto ao público.

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário