Ex-ministro Delfim Netto morre aos 96 anos

Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda durante a ditadura militar, morreu na madrugada desta segunda-feira (12) em São Paulo. Antônio Delfim Netto, tinha 96 anos e também foi ministro da Agricultura e do Planejamento. Se elegeu cinco vezes consecutiva como deputado federal por São Paulo e teve influência em vários governos, como o do presidente Lula, de quem foi conselheiro.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Ele estava internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, por conta de complicações em seu quadro de saúde. A assessoria dele não informou o motivo da internação.

O ex-ministro deixa uma filha e um neto. Não haverá velório aberto, e o enterro será restrito aos familiares.

Quando deixou o Ministério Fazenda, ocupou o posto de embaixador do Brasil na França, em 1975, durante o governo de Ernesto Geisel. No governo de João Figueiredo, assumiu o Ministério da Agricultura e, em seguida, o do Planejamento.

Na gestão Fernando Henrique Cardoso, elogiou as privatizações e a abertura econômica. Neste período, se tornou presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, aumentando ainda mais a influência nos debates econômicos.

Delfim Netto se tornou um dos principais conselheiros econômicos nos primeiros governos de Lula e no de Dilma Rousseff. De acordo com o g1, também ajudou Michel Temer na formação de uma nova equipe.

Delfim Netto deixa filha e neto e conforme o portal UOL, não haverá velório aberto, e seu enterro será restrito à família

brasil
Comentários (0)
Adicionar Comentário