O atual bispo da Diocese de Jequié, na região Sudoeste da Bahia, recebeu na tarde desta quinta-feira (4), a Comenda 2 de Julho, numa Sessão Especial de Outorga na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, já atuou na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Formosa do Rio Preto.
De acordo com a Alba, a comenda é uma das mais importantes da Casa. A proposta de entregá-la a Dom Paulo, foi feita pelo deputado Hassan (PP). Ainda conforme informado pela Casa Legislativa, o bispo recebeu a honraria em função dos relevantes serviços prestados pelo homenageado à sociedade baiana.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A solenidade reuniu membros da Igreja Católica, amigos e familiares do homenageado, além de prefeitos e lideranças admiradoras do trabalho do líder religioso. O deputado Hassan destacou a alegria e a emoção de prestar homenagem ao bispo que tem dedicado sua vida ao próximo por onde passa. “Foi observando a trajetória dessa pessoa especial que eu e meu amigo e irmão Zé Cocá, prefeito de Jequié, refletimos sobre sua atuação na cidade, e o importante papel que ele tem desempenhado em defesa da paz, da igualdade, da convivência entre os diferentes, da harmonia e amor ao próximo. Estas qualidades e ações o tornam merecedor da maior honraria dessa Casa”, argumentou o parlamentar.
Enquanto padre, Paulo Romeu Dantas Bastos atuou nos municípios de Formosa do Rio Preto, Barreiras e Riachão das Neves. Após ser nomeado bispo, trabalhou durante 19 anos em Alagoinhas até ser transferido para Jequié em 2021.
Em seu discurso na tribuna da ALBA, o bispo dom Paulo Romeu manifestou sua gratidão ao deputado Hassan e ao Legislativo baiano pela concessão da Comenda 2 de Julho.