Ex-Primeira-Dama de Formosa do Rio Preto morre em Barreiras

Aquela que foi a primeira dama no município de Formosa do Rio Preto quando da sua emancipação política, morreu neste dia primeiro do ano de 2022 na cidade de Barreiras onde residia. Importante no processo político após a primeira eleição do município, Maria Amélia Souza Cezar não teve a causa da morte divulgada. Ela tinha 92 anos.

Com a partida da primeira Primeira-Dama de Formosa do Rio Preto, que era a última filha viva do Major Leopoldo da Rocha Souza, conhecido como Major Leor, e de Joana Bomfim Souza, conhecida como Dona Santinha, uma parte da história do município que não registramos também morre. Em outubro de 2021, a irmã dela, a Professora Messias, também faleceu aos 89 anos (leia aqui). Messias Bomfim de Souza Santos foi fundamental no processo de alfabetização em Formosa do Rio Preto, quando o município ainda dava os primeiros passos.

Embora o papel de primeira-dama nunca tenha sido definido oficialmente, Maria Amélia era figura proeminentemente na vida política e social do município.

Maria Amélia era casada com Orlando Cezar Morais, primeiro prefeito de Formosa do Rio Preto entre os anos de 1963 e 1966. Orlando Cezar como era mais conhecido, venceu Osvaldo Barbosa na eleição que aconteceu em 1962 após a emancipação politica de Formosa do Rio Preto em 22 de dezembro de 1961.

Ela deixa filhos, netos e bisnetos. O sepultamento dela aconteceu no final da tarde deste sábado (1º).

cidadeDestaqueHistória de Um Povo
Comentários (0)
Adicionar Comentário