Expertise alemã em comércio internacional: lições para o Brasil

De acordo com o relatório da Trade and Investment Barriers Report 2020 o país possui uma economia voltada para o comércio internacional. A Alemanha é conhecida por sua ênfase na inovação e na produção de bens de alta qualidade, o que lhe confere uma vantagem competitiva significativa nos mercados internacionais.

Segundo dados gráficos de performance logística do World Bank, a Alemanha é uma das principais economias exportadoras do mundo, aparecendo em 3º lugar mundial. Essa posição é resultado de uma combinação de fatores, incluindo uma sólida base industrial, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e a busca por parcerias estratégicas com outros países.

Publicidade

Cada vez mais o governo alemão, por meio do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia, tem adotado políticas comerciais voltadas para a promoção do comércio exterior. Essas políticas incluem o apoio financeiro e fiscal às pequenas e médias empresas, a promoção da inovação e o fomento de parcerias internacionais. Essas medidas têm contribuído para o fortalecimento da posição da Alemanha no comércio global.

Um exemplo prático da expertise alemã em comércio internacional é o setor automobilístico. Empresas alemãs, como BMW, Volkswagen e Mercedes-Benz, têm uma presença forte nos mercados internacionais, devido à reputação de qualidade e inovação de seus produtos.

É importante ressaltar que cada país possui características específicas e contextos distintos. Portanto, o Brasil deve adaptar as lições aprendidas da expertise alemã ao seu próprio cenário e necessidades. No entanto, a busca pela inovação, qualidade e parcerias estratégicas no comércio internacional pode ser um caminho promissor para fortalecer a economia brasileira e expandir sua presença nos mercados globais.

Para o especialista do mercado de trade Brasil-Alemanha Luis Campos, a expertise alemã em comércio internacional oferece lições valiosas para o Brasil, baseadas em estratégias como a promoção da inovação, a busca pela qualidade e o estabelecimento de parcerias estratégicas. Para ele, “O Brasil pode identificar oportunidades para impulsionar seu comércio internacional e fortalecer sua posição na economia global, mesmo que o país encontra-se em outro contexto econômico e territorial, a Alemanha é referência em estratégias políticas e de logística, além de estar aberta a investir no Brasil”. 

DINO

Publicado por
DINO

POSTAGENS RECENTES

Mega-Sena 2849: confira as dezenas sorteadas neste sábado (5)

A Mega-Sena 2849 teve o sorteio realizado na noite deste sábado (5), com prêmio de…

% dias atrás

Duas ossadas humanas são encontradas em matagal de Ibotirama

Duas ossadas humanas foram descobertas em um matagal próximo ao bairro Campo Verde, na cidade…

% dias atrás

Incêndio em casa deixa criança ferida em Luís Eduardo Magalhães

Incêndio atinge casa no Top Park, em Luís Eduardo Magalhães, e deixa criança ferida.

% dias atrás

Avião faz pouso forçado na BR-101 em meio a carros em SC; vídeo

Pouso forçado de avião monomotor no meio da BR-101 surpreendeu motoristas e pedestres na manhã…

% dias atrás

Homem é preso suspeito de estuprar a irmã em Buritirama

A polícia prendeu um homem na sexta-feira (4), suspeito de estupro em Buritirama, no Oeste…

% dias atrás

PM prende suspeito de estupro em Santa Rita de Cássia

Homem de 25 anos é preso por suspeita de estupro em Santa Rita de Cássia…

% dias atrás

This website uses cookies.