As ruas de São Paulo foram palco da 99ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, e o formosense Fábio Rodrigues fez história ao conquistar a 15ª colocação geral, sendo o nono brasileiro mais bem posicionado na prova mais tradicional do país, com tempo de 48m43s. A principal corrida de rua do Brasil, ocorreu na manhã desta terça-feira (31). Fábio largou no pelotão de elite, entre os maiores corredores.
Após a corrida, Fábio agradeceu seus primeiros apoiadores na trajetória em um vídeo exclusivo para o Portal do Cerrado. “Eu tive orgulho de carregar o nome da minha cidade natal, Formosa do Rio Preto, pelas ruas de São Paulo. Durante o percurso, pensei nossa terra, nas nossas raízes e em todos que acreditaram em mim. É muito importante pra mim representar Formosa do Rio Preto e mostrar que a nossa força vai longe”, declarou com entusiasmo em mensagem ao Portal do Cerrado.
Em um segundo vídeo, o atleta agradeceu a equipe que o acolheu em Barra do Garças, em Mato Grosso.
De Formosa do Rio Preto
Fábio Rodrigues iniciou sua trajetória pelas ruas e estradas de chão de sua cidade natal, no Oeste da Bahia. Sob o sol intenso do cerrado ou enfrentando as chuvas que nutriam a terra e seus sonhos, ele corria solitário, mas determinado, mirava o futuro. “Muitas vezes, enquanto treinava, só tinha eu a estrada. Mas sonhava que um dia, essas jornadas me levariam a algo maior”, lembrou o atleta.
Com esforço e foco, Fábio se mudou ainda na adolescência para o Mato Grosso, onde conciliou os treinos com os estudos e, em janeiro de 2024, formou-se em Educação Física. A nova etapa de sua vida foi fundamental para seu crescimento como atleta, ganhando prêmio em várias competições.
Um exemplo de superação e inspiração
Fábio é mais do que um corredor; ele é um símbolo de perseverança para os moradores de Formosa do Rio Preto. Ele agradeceu de maneira especial às pessoas que o apoiaram desde o início: “Não posso deixar de reconhecer aqueles que me ajudaram quando eu ainda era apenas um adolescente correndo pelas estradas [do cerrado]. Cada apoio que recebi, mesmo os pequenos gestos, foram fundamentais para que eu chegasse até aqui. Muito gente que eu queria lembrar, Júnior do União, Hilário, Hélio…
Hoje, o formosense prova que, mesmo vindo de família marcada pelos desafios da vida, é possível alcançar grandes feitos com perseverança, fé e dedicação. Sua performance na São Silvestre de 2024 é um marco não apenas para ele, mas para toda a cidade que acordou cedo para vê-lo na TV.
O futuro
Fábio já tem novos desafios em vista e afirmou, com um sorriso de jovem tímido, que estará “mais cascudo” na São Silvestre de 2025.
Enquanto isso, a cidade deve celebrar a força e o exemplo de Fábio Rodrigues, um verdadeiro campeão, que não apenas corre atrás de seus sonhos, mas inspira outros a fazerem o mesmo.
Leia mais em Portal do Cerrado