O número de casos confirmados de Febre do Oropouche na Bahia subiu para 80. Nesta terça-feira, (16) foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) que a doença se espalhou por 16 cidades do estado. Detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes, contudo, não foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Com o aumento significativo no número de casos, a Sesab intensificou as ações de investigação epidemiológica nas regiões afetadas. Técnicos da Vigilância Epidemiológica estão em campo capturando mosquitos transmissores para identificar, a princípio, se estão infectados. O objetivo dessas ações é compreender melhor o cenário da doença na Bahia e elaborar estratégias de controle mais eficazes.
Por meio de uma nota, Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, afirmou que o poder público está em alerta desde a confirmação do primeiro caso. Ela ressalta a importância de medidas preventivas, como o uso de roupas compridas e repelentes. “Ressaltamos também que não se deve deixar lixo e folhas acumulados, pois a existência destes materiais facilita a reprodução do vetor”, afirma São Pedro.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, a diretora enfatizou que ao aparecerem sintomas, é crucial buscar uma unidade de saúde imediatamente. Atualmente, não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche; o manejo clínico é focado no alívio dos sintomas.
Portanto, a Sesab e a equipe de Vigilância Epidemiológica continuam monitorando a situação e trabalhando para conter a disseminação da doença, enquanto reforçam as orientações de prevenção à população.
Cidades com registro de casos de Febre Oropouche
- Amargosa (3)
- Camamu (1)
- Gandu (3)
- Ibirapitanga (1)
- Ituberá (1)
- Jaguaripe (1)
- Laje (14)
- Maragogipe (1)
- Mutuípe (2)
- Piraí do Norte (1)
- Presidente Tancredo Neves (9)
- Salvador (2)
- Santo Antônio de Jesus (4)
- Taperoá (4)
- Teolândia (23)
- Valença (10)