Secretaria da Saúde da Bahia registra novos casos de Febre do Oropouche — Foto: Divulgação/Sesab
O número de casos confirmados de Febre Oropouche na Bahia subiu para 628, de acordo com o levantamento atualizado na quinta-feira (6) pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A doença foi mapeada em 41 municípios do estado, com o primeiro caso na capital baiana registrado em 10 de abril. Gandu lidera a lista com 81 diagnósticos positivos, seguida por Amargosa com 60, e Teolândia com 43 casos.
A Febre Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido popularmente como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como a dengue e a chikungunya. Atualmente, não existe um tratamento específico para a Febre Oropouche, sendo o foco do tratamento o alívio dos sintomas.
Com o aumento dos casos, a Secretaria da Saúde do Estado intensificou as ações de investigação epidemiológica nas regiões afetadas. Técnicos da Vigilância Epidemiológica estão capturando os mosquitos transmissores para verificar se estão infectados e compreender melhor o cenário da doença na Bahia.
Em nota, a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, afirmou que o poder público está em alerta desde o primeiro caso confirmado. “Toda vez que falamos em agravo de interesse à saúde pública, um caso já é um sinal de alerta para a vigilância epidemiológica, mesmo que não haja um cenário de ameaça iminente”, destacou.
Márcia São Pedro também ressaltou a importância de medidas preventivas, como o uso de roupas compridas e repelentes, e a eliminação de lixo e folhas acumulados, que facilitam a reprodução do vetor. Ela enfatizou que, ao surgirem sintomas, é fundamental procurar uma unidade de saúde para o manejo clínico adequado.
Polícia Federal afastou o prefeito de Riacho de Santana, Dr. João Vítor (PSD), e prendeu…
Onde assistir, escalações e tudo sobre o clássico Ba-Vi; EC Bahia e EC Vitória entram…
Operação Primus da Polícia Civil prende sete suspeitos e mira esquema de combustíveis na Bahia
Movimentação policial e presença do IML em Barreiras, na Bahia, levantam suspeitas sobre desaparecimento de…
YouTube fora do ar? Usuários relatam falha global nesta quarta (15)
Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…
This website uses cookies.