Bom Jesus da Lapa, município do oeste baiano famoso pela peregrinação religiosa, a 796 quilômetros de Salvador, recebe a partir desta quarta-feira (11) as ações da Feira Cidadã, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Até 13 de maio, serão realizadas 3.600 consultas médicas, 3.500 exames, 2 mil serviços odontologia, além de outros serviços de cidadania, como emissão de documentos civis.
Serão ofertados ainda 3 mil consultas oftalmológicas com triagem para cirurgia de catarata e pterígio. Após a triagem, os pacientes aptos para a cirurgia de catarata e pterígeo serão encaminhados para realizar a cirurgia no Hospital Municipal Carmela Dutra. Outro serviço, que será oferecido pela primeira vez, é o de capsulotomia, limpeza das lentes de quem já fez cirurgia de catarata.
Em parceria com o município, vão ser realizadas ainda mais 600 consultas de clínica geral e procedimentos de verificação de pressão arterial, imunização e orientação nutricional.
Realizada na Avenida Santa Luzia, no centro da cidade, a feira vai contar com os serviços do SAC Móvel (Serviço de Atendimento ao Cidadão) para emissão da segunda via do RG, com limite de 250 documentos por dia, inscrição no CPF e antecedentes criminais.
Os serviços da Feira são ofertados para os moradores de Bom Jesus da Lapa e de municípios da microrregião. Para ter acesso, os usuários devem apresentar Cartão SUS, RG, comprovante de residência, comprovante de vacina contra a Covid-19 e requisição médica para realização de exames.