Pessoas nas ruas percorrendo o caminho tradicional feito em 2 de julho para celebrar o feriado da independência da Bahia (Divulgação / Governo da Bahia)
O feriado 2 de julho, celebrado exclusivamente no estado da Bahia, marca a Independência da Bahia. Em 1823, tropas brasileiras derrotaram os últimos redutos portugueses nos arredores de Salvador. Desde então, a população baiana passou a realizar desfiles anuais em homenagem à chegada do exército libertador à cidade, dando origem à tradicional celebração cívica que acontece até hoje.
Diferente do 7 de Setembro, comemorado em todo o país com caráter mais militar, o 2 de julho na Bahia é marcado por manifestações culturais, carros alegóricos com os caboclos e intensa participação popular.
Não. O feriado 2 de julho é estadual e válido apenas para a Bahia. Em 2025, a data cairá em uma quarta-feira, e o evento chega à marca de 202 anos. O tradicional desfile cívico começa no Largo da Lapinha e segue até o Campo Grande, onde os carros alegóricos ficam em exposição.
Este ano, o governo baiano confirmou a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, além de representantes de movimentos sociais, sindicatos, escolas, coletivos culturais e comunidades indígenas. A festa mistura celebração e reivindicação: direitos à moradia, salários dignos, liberdade religiosa e questões ambientais estão entre as pautas levantadas durante o cortejo.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Acidente com ônibus na BR0423 em Saloá, no estado de Pernambuco, deixa mais de 10…
Acidente na BR-242 em Muquém do São Francisco, na Bahia, deixa mulher morta, na manhã…
Corpo é encontrado boiado em trecho do Rio Grande em Barreiras, na Bahia
Bombeiros controlam incêndio em carreta carregada com algodão na BA-459 em Luís Eduardo Magalhães, na…
EC Vitória bate o EC Bahia no Barradão.
Incêndio atinge algodoeira em Luís Eduardo Magalhães nesta quinta-feira, 16 de outubro de 2025.
This website uses cookies.