Festa de São Cosme e Damião é realizada no bairro Progresso em Formosa do Rio Preto

Com levantada de mastro neste sábado (24), as festividades de São Cosme e Damião terão início na tenda Pai Xangô, no bairro Progresso em Formosa do Rio Preto. As comemorações já duram 19 anos, realizada por seguidores da Umbanda.

Já no início da noite, os seguidores da religião de matriz africana, continuarão com as festividades ao menor espiritual da casa. No domingo estarão em preparação para a grande festa dos santos gêmeos, protetores das crianças.

Entre as ações das comemorações, terá café da manhã para as crianças e convidados na segunda-feira (26), depois terço e almoço. A mesma programação segue da terça (27).

A casa fica na Rua João Seraine, nº 145, no bairro Progresso.

Sincretismo Cosme e Damião e Ibeji

De acordo com as crenças cristãs, São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos e médicos, que atendiam à população carente sem cobrar pelos serviços. Conta-se que, durante suas consultas, quando havia crianças como pacientes, sempre as presenteavam com doces, daí a tradição.

Os dois morreram degolados, vítimas de perseguição do imperador romano Diocleciano, na região da Ásia Menor, que corresponde à atual cidade de Egeia, na Síria, por volta do século III.

Para as matrizes africanas, essas figuras são representadas pelos Orixás Ibeji – os gêmeos Taiwo e Kehinde –, filhos de Xangô e Iansã. Isso deu-se, porque, em uma época em que era proibido reverenciar publicamente os Orixás no Brasil, Cosme e Damião serviram, no sincretismo religioso, como representação desses irmãos para permitir o culto das entidades. Desse modo, ao longo da história, as tradições católicas e as da Umbanda e do Candomblé acabaram por mesclar-se e suas práticas caminharam pari passu.

cidadeNotícias da Bahia
Comentários (1)
Adicionar Comentário
  • Laene

    Onde fica a tenda de xango