FGTS vai distribuir R$ 12,7 bilhões aos trabalhadores este ano

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) decidiu nesta terça-feira (25) que vai distribuir R$ 12,7 bilhões aos trabalhadores com contas vinculadas. Em 2022, o FGTS registrou um lucro líquido de 12,84 bilhões de reais. Essa quantia representa 99% do lucro que o fundo obteve em 2022.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Com o repasse, os trabalhadores terão ganho acima da inflação de 1,3% em suas contas vinculadas. Cabe ao Conselho Curador autorizar essa divisão e fazer a operação de crédito nas contas.

“O valor referente à distribuição de resultado é proporcional ao saldo da conta vinculada posicionado em 31 de dezembro do ano-base do resultado auferido e o crédito ocorre até o dia 31 de agosto do ano seguinte. Esse valor é obtido por meio da multiplicação do saldo existente na sua conta pelo índice de distribuição aprovado pelo Conselho Curador do FGTS”,

diz a Caixa.

Terão direito ao valor as pessoas que tinham saldo do FGTS em 31 de dezembro de 2022. Quanto maior o saldo, maior a parcela recebida. Os repasses valem para contas ativas e inativas do Fundo. Por lei, a distribuição deve acontecer até 31 de agosto.

Para se ter uma ideia de quanto o trabalhador receberá, deve-se recorrer à seguinte estimativa, segundo a área técnica do órgão: a cada 100 reais depositados no FGTS no último mês de 2022, os cotistas receberão 2,46 reais.

Quem tem direito

O valor ficará no fundo específico para casos do tipo. Embora os saldos sejam atualizados até o final de agosto, as regras para saques são as mesmas. Ou seja, somente em situações específicas previstas em lei é possível sacar o FGTS. Demissões sem justa causa, aposentadoria e saque-aniversário são alguns dos exemplos.

O trabalhador poderá saber se o repasse de parte do lucro foi realizado para sua conta por meio do aplicativo do FGTS. O depósito identificado como “Ac Cred Dist Resultado Ano Base 12/2022”.

brasil
Comentários (0)
Adicionar Comentário