Um filhote de lobo-guará foi resgatado com ferimentos por uma equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) durante um incêndio florestal em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia. De acordo com o Inema, o resgate ocorreu na última quinta-feira (26) na região da Coaceral, que concentra grandes fazendas produtoras de grãos.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O animal, encontrado debilitado, com queimaduras graves nas patas e sinais de desidratação, foi imediatamente levado ao Parque Vida Cerrado, parceiro do Inema, que acolhe animais resgatados na região Oeste. Apesar da gravidade, o estado de saúde dele é estável. O lobo-guará é macho, que aparenta ter quatro meses de vida.
A região enfrentou dois grandes focos de incêndios na última semana. Tanto a brigada municipal, como moradores e produtores, trabalharam para conter as chamas.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Formosa do Rio Preto foi a cidade baiana que mais registrou incêndios em vegetação entre 1° de janeiro e 28 de setembro.
Na Vila Coaceral, os focos de incêndio continuam, mas não há risco de atingir as casas e as áreas de plantio. Colaboradores criaram um plano de contingência e monitoram as chamas. De acordo com a brigada, ainda não há um número exato de hectares já queimados.
LEIA TAMBÉM: