Uma ponte de madeira que fica próximo a Mateiros, município da região do Jalapão, no estado do Tocantins, ficou praticamente destruída e intransitável após um incêndio. A estrutura passa por cima do rio ‘Come Assado’, na TO-247, e se trata de um dos acessos à cidade. A TO-247 é uma importante ligação para a capital tocantinense via Dianópolis (TO), assim também como acessos aos estados da Bahia e Piauí. (veja mapa aqui)
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O caso aconteceu durante a madrugada de domingo (22), a 15 km da cidade de Mateiros. Pessoas que passavam pelo local registraram o momento em que a ponte era consumida pelo fogo, ainda na madrugada. A estrada é de terra e sem a ponte a passagem ficou comprometida. Na manhã de domingo, era possível ver em vídeo que o fogo ainda estava acesso. Nesta segunda, outro vídeo mostra o que restou da ponte. (Veja vídeo abaixo).
Conforme o G1, moradores desconfiam de ato de vandalismo e a situação prejudica a população e o turismo. O Jalapão é um importante destino turístico e recebe anualmente milhares de pessoas em busca das belezas naturais como dunas e fervedouros.
Por outro lado, quem sai da Bahia, via Formosa do Rio Preto com destino a Mateiros para chegar ao Jalapão, deve fazer um desvio via Aprochamas, mas com veículo traçado considerando a quantidade de areia na via, o que dificulta transitar pela estrada. Ainda assim é necessário conhecer o trajeto, com estradas com curvas sinuosas e dificuldade no acesso.
Ao G1, a Polícia Civil informou que já teve acesso aos vídeos que mostram a ponte destruída pelo fogo. O delegado regional de Porto Nacional Túlio Pereira Mota disse que um boletim de ocorrência seria registrado nesta segunda-feira (23) e um inquérito instaurado para apurar o caso, com investigação a cargo da 81ª Delegacia de Polícia de Ponte Alta do Tocantins.