Diante da situação da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, deve começar a funcionar ainda esta semana em Formosa do Rio Preto na Bahia o Centro de Referência – Covid-19.
O local instalado onde funcionava o ambulatório do Hospital Dr. Altino Lemos Santiago servirá para acolhimento de pessoas com suspeitas ou sintomas do coronavírus evitando que o paciente passe pela área de atendimento do hospital para evitar contato com outros pacientes para evitar a contaminação.
Os pacientes serão acolhidos por uma equipe de enfermeiros, médicos e técnicos que farão a avaliação do quadro clínico do paciente, classificando em casos leves e graves.
Protocolo de atendimento
Conforme fluxo definido pelo Ministério da Saúde, o paciente que apresentar sintomas de COVID-19 deve procurar uma unidade da rede primária de saúde para atendimento inicial. O mesmo poderá ocorrer no Centro de Triagem, se houver demanda espontânea.
Caso o profissional de saúde não identifique quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave SRAG, o paciente será orientado quanto à necessidade de permanecer em isolamento domiciliar até o final dos sintomas, com prescrição de remédio para melhora clínica, como antitérmicos.
Se for caracterizada a SRAG, o paciente será direcionado à internação para tratamento em leito de enfermaria ou Unidade de Terapia Intensiva em Barreiras, com suporte clínico de acordo com a necessidade específica.