Formosa do Rio Preto comemora seus 58 anos de emancipação política

por Fátima Nogueira |

Neste dia 22 de Dezembro, a nossa cidade completa 58 anos, nada mais justo que parabenizar o povo Formosense, com desejos de que cada munícipe seja um ponto de partida no constante crescimento de uma Formosa melhor, pois, temos gente de bem, trabalhadora, honesta e batalhadora que, com sua luta diária, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca de almejar dias prósperos para essa cidade.

“Quem conhece minha cidade, sabe quão bela ela fica a cada ano que passa. Celebraremos mais um aniversário”.

O Município de Formosa do Rio Preto – Bahia iniciou o seu processo político emancipatório do Município de Santa Rita de Cássia – Bahia no início da gestão (1955-1959) do prefeito santa-ritense Joaquim Dias, através de um Projeto de Lei de autoria do vereador santa-ritense Jorge Ribeiro Fidelis. Depois de aprovado pelos Edis da Câmara Municipal de Santa Rita de Cássia, o Projeto seguiu para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, permanecendo durante cinco anos nos trâmites do regime burocrático até ser sancionado pelo Governador do Estado, General Juracy Montenegro Magalhães, em 22 de dezembro de 1961 e transformado na Lei n° 1590 de 1° de janeiro de 1962. Este fato histórico foi registrado nos anais da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Formosa do Rio Preto. Uma Cerimônia de Emancipação foi celebrada no prédio da Escola Estadual Doutor Djalma Bessa, nesta cidade. Este dia é lembrado pelos formosenses como O DIA “D”, título do hino desse Município do Vale Baiano do Rio Preto.

O DIA “D”

O Dia “D” chegou
Um novo sol raiou
No céu da terra amada
Findou-se a noite atroz da escuridão
E é dia claro e ameno ao coração
Da que era escravizada
Liberdade ainda que tarde
Brada feliz o povo esperançoso
Sentindo que altaneira pode andar
Eis que domina a liberdade amiga
A expressão, a vilania e até a intriga
Abaixo vão ficar (bis)

O Dia “D” chegou
A que era só Formosa
É hoje honrada, ufana e gloriosa
O tempo da amargura já passou
Dentre as nóveis comunas da Bahia
A nossa está soberba de alegria
O Dia “D” esteve longe mas chegou

Congrega já teu povo minha terra
Sob a doce união que só constrói
Jamais consintas que se faça guerra
Por tudo que o tempo ao fim sempre corrói
Que os teus filhos pelo teu futuro
Vejam que o homem mais vale que o ouro,

O progresso, a paz
Mais vale que o poder
Pois sendo assim,
Formosa tu hás de ser (Bis)

Letra: José Lelis
Música: Isabel Carvalho Mendes.

Tomando como referência a data de publicação da lei de emancipação do Município de Formosa do Rio Preto, no dia 1° de janeiro de 2020 completará 58 anos de história política. Nesse período foram eleitos e/ou empossados 15 gestores na Prefeitura do município. Não podemos esquecer também de uma festa comemorativa à emancipação de Formosa, que aconteceu na residência do Sr. Joaquim Augusto da Silva(Sr. Quincas, pai de Agamenon).


1° Prefeito: Orlando Morais Cesar;
2° Prefeito: Benedito Araújo;
3° Prefeito: Edvaldo de Castro Bonfim (Vadu);
4° Prefeito: Agamenon Augusto da Silva;
5° Prefeito: Domingos Bispo;
6° Prefeito: Idaiano Saldanha Câmara;
7° Prefeito: Domingos Bispo;
8° Prefeito: Hamilton de Souza Santos;
9° Prefeito: Pedro Guedes Filho;
10° Prefeito: Pedro Guedes Filho;
11° Prefeito: Manoel Afonso de Araújo;
12° Prefeito: Manoel Afonso de Araújo;
13° Prefeito: Jabes Lustosa Nogueira Júnior;
14° Prefeito: Gerson José Bonfantti;
15° Prefeito: Termosires Neto.

Administrativamente neste 58° aniversário, os Formosenses sabem que temos tido dificuldades por conta de uma explosão demográfica, e a demanda por infraestrutura e serviços públicos se tornam maiores, mas estamos em um processo contínuo de desenvolvimento e transformação. Através das ações do nosso Prefeito Termosires Neto temos colhido conquistas, trabalho feito com afinco por uma equipe que tem se mostrado responsável, superando as dificuldades e obstáculos para promoção da qualidade de vida de todos. Tem sido um trabalho diário buscando acertar e melhor servir ao povo, uma luta para que os muros do egoísmo sejam substituídos pelas pontes da solidariedade entre todos, Formosa precisa de cada cidadão fazendo sua parte para que ela se transforme na terra das oportunidades. Formosa merece que lutemos por ela, pela saúde, mais educação, segurança, transporte e ação social, mais apoio ao cidadão, habitação e proteção do nosso bem maior; o nosso Rio Preto.

.

“Uma cidade é sempre mais importante do que quem a governa. Uma cidade é sempre maior do que os projetos pessoais e políticos de qualquer um”.

.

E é com esse pensamento que torcemos para que esse ano que se aproxima, ano de eleições em nossa cidade, os pré-candidatos ao cargo de prefeito, os Srs Ubiraci Lisboa(Bira), Gérson Bonfantii, Manoel Afonso(Neo) e José Augusto, venham com ideais inovadores, buscando novos projetos, aceitando desafios de fazer cada vez mais e melhor; não perdendo de vista os anseios da comunidade, mostrando assim que não existem limites e nem barreiras quando se pensa em melhorias e acolhida do nosso povo Formosense, uns aqui nasceram e outros por aqui chegaram e permaneceram, por isso não devem medir esforços quando se fala em coletividade e solidariedade em busca do bem estar comum.

Para estes dias que antecedem 22 de dezembro, data que marca o Aniversário da cidade, o prefeito Termosires Neto e seus colaboradores prepararam uma agenda repleta de atividades sociais, dentre elas: entrega de mais de 4 mil cestas básicas; prestação de serviços sociais à população; e uma grande festa à noite do dia 22 de Dezembro na Avenida Brasil, encerrando as comemorações dos 58 anos de emancipação política do nosso tão adorado Município de Formosa do Rio Preto.

É com orgulho de ser Formosense, de pertencer a essa cidade, que deixo minha mensagem de esperança a toda essa gente que tem trabalhado para que nossos filhos possam sonhar com um futuro melhor.

Fátima Nogueira

Fátima Nogueira é enfermeira pela Unieuro e biomédica, pós graduada em Saúde Pública e Oncologia e instrumentação Cirúrgica.

.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal do Cerrado.

Comentários (0)
Adicionar Comentário