Formosa do Rio Preto: comunidade faz campanha para restaurar Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus

Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus em Formosa do Rio Preto em foto de Álvaro Lemos – Direitos Reservados

A comunidade católica de Formosa do Rio Preto já se une para restaurar a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus em Formosa do Rio Preto na Bahia, que começou a ser erguida em 1926 e foi inaugurada em 1º janeiro de 1937 com missa do Padre Arnaldo Rocha Campos.

Em 1942 foi concluído a construção do altar-mor que teve sua planta e realização dos trabalhos com direção de Jorge Correia de Souza.

Na época sem o reboco da parte externa e sem a tradicional torre que só foi construída após o ano de 1953, em iniciativa do Apostolado da Oração sob direção de Isabel de Carvalho Mendes, “cujos trabalhos foram executados pelo pedreiro Minervino Carvalho” com planta do engenheiro Aloisio Ribeiro de Souza.

A ideia é inclusive colocar um novo piso hidráulico em forma de mosaico que existia na igreja e foi doado pelo então deputado Oscar Cardoso em 1959. A troca do telhado também se faz necessário além de outras intervenções na infraestrutura que é feita de adobe, tijolo feito com uma mistura de barro cru, base de construções antigas.

A restauração da Igreja tem a frente a arquiteta formosense Thayres Serpa que desde de 2017 faz levantamentos no local e apoio do também arquiteto formosense Kardec Borges e apoio incondicional da comunidade. O engenheiro Tiago Carvalho também apoia a iniciativa.

Uma maquete eletrônica (vídeo abaixo) dos estudos iniciais da equipe de profissionais dar uma perspectiva de como poderá ficar após a restauração, no entanto é uma ideia inicial e espera-se contribuição da comunidade.

Aliás, a comunidade já começou a se movimentar já faz há algum tempo. Um terreno já foi doado por um fiel e está a venda e outras ações estão sendo colocadas em prática.

Pesquisa: História de Uma Cidade Formosa à Margem de Um Belo Rio Preto de Ester A. Dias

Comentários (0)
Adicionar Comentário