Nos últimos quase 40 anos, o Brasil tem enfrentado um desafio crescente com queimadas que afetam vastas áreas do país. Segundo um estudo elaborado pelo MapBiomas Fogo, um em cada quatro hectares do território brasileiro foi queimado pelo menos uma vez entre 1985 e 2023. Formosa do Rio Preto, no cerrado da Bahia, está entre os municípios mais afetados, ao lado de Corumbá, no Pantanal, e São Félix do Xingu, na Amazônia.
O levantamento revela que aproximadamente 199,1 milhões de hectares, foram atingidos pelo fogo no território nacional. A área representa o tamanho da região Centro-Oeste e o estado de São Paulo somadas.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
No Cerrado, bioma característico de Formosa do Rio Preto, a situação é ainda mais crítica. Cerca de 65% das áreas afetadas pelo fogo foram queimadas mais de uma vez nas últimas quatro décadas, tornando o Cerrado o bioma com a maior quantidade de áreas queimadas recorrentes.
O MapBiomas, uma iniciativa que reúne universidades, ONGs e empresas de tecnologia, para o monitoramento da cobertura e uso da terra no Brasil. Dentro dessa estrutura, o MapBiomas Fogo se dedica ao mapeamento das áreas queimadas no país, oferecendo dados detalhados sobre a extensão e frequência das queimadas.
Segundo o estudo, mais de dois terços das áreas afetadas pelo fogo no Brasil são de vegetação nativa (68,4%), enquanto um terço está em terrenos utilizados pelo homem, como pastagens e áreas agrícolas (31,6%). Além disso, 60% de toda a área queimada está em propriedades privadas, e quase metade dessas áreas queimadas (46%) está concentrada nos estados de Mato Grosso, Pará e Maranhão.
Embora o Cerrado seja um bioma adaptado ao fogo e dependa de queimadas naturais e controladas para manter o equilíbrio do ecossistema, os incêndios descontrolados representam uma grande ameaça.
Perfil da área afetada pelo fogo:
- ▶️ Mais de dois terços da área afetada pelo fogo no Brasil estavam em locais de vegetação nativa (68,4%);
- ▶️ Um terço estava em terrenos utilizados pelo homem, como, por exemplo, pastagem e agricultura (31,6%);
- ▶️ 60% de toda área queimada estavam em imóveis privados;
- ▶️ Quase metade da área queimada (46%) está concentrada em três estados: Mato Grosso, Pará e Maranhão.
Culpa do pai de Neo e de Neo também.