por Maria Clara Machado | Clima Tempo
Uma extensa massa de ar seco continua dominando a Região Nordeste, mantendo a umidade do ar baixa e assim, impedindo a formação das nuvens de chuva. Chama a atenção o calor intenso, especialmente sobre o oeste da Bahia e do sul do Piauí. As temperaturas máxima estão beirando os 40°C há vários dias.
São várias localidades do centro-oeste da Bahia e do interior do Piauí que vêm registrando temperaturas acima dos 39°C, como Floriano (PI), Esperantina (PI), Piripiri (PI), Oeiras (PI), Bom Jesus do Piauí (PI), Alvorada do Gurgueia, além de Ibotirama (BA), Bom Jesus da Lapa (BA), Santa Rita de Cássia (BA), Formosa do Rio Preto (BA), entre outras.
Floriano atingiu 40,4°C esta semana, na última quarta-feira (19), pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Apesar do calorão, essa é uma situação normal para a Região nesta época do ano. É em setembro que começa o famoso “B R O Bró”.
O termo é usado popularmente para indicar a época mais quente do ano especialmente no estado do Piauí, que vai de setembro a dezembro.
Veja também:
- URUÇUÍ (PI): Um aborto a cada quatro grávidas
- Barreiras: Mulher confessa que mutilou e fritou partes de bebê numa panela
- Homem acusado de estupro da própria filha é preso em Formosa do Rio Preto
Será que você aguenta do B r o bró do Piauí?
Os últimos dias oficiais do inverno ainda serão de muito sol e calor, praticamente sem chuva na Região Nordeste. Há expectativa apenas de chuva passageira em praias do litoral leste nordestino e algumas pancadas de chuva isoladas sobre o interior e norte do Maranhão.
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño e a estação ainda entra seca no Nordeste. Nos próximos dias, somente o litoral sul da Bahia volta a ter um pouco mais de instabilidade.
Veja mais notícias sobre Formosa do Rio Preto: www.portaldocerrado.com/formosadoriopreto