Desde o último domingo (6), Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, vive uma intensa onda de calor, com temperaturas ultrapassando os 40 °C. Na terça-feira (8), a cidade registrou a marca de 41 °C, sendo a mais quente da Bahia. Em seguida, as cidades de Correntina e Barreiras também enfrentaram altas temperaturas, marcando 39,4 °C e 38,9 °C, respectivamente.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a alta temperatura deve continuar nesta quarta, superando os 41 °C. Na sexta-feira, a temperatura alta deve dar uma trégua, com muitas nuvens.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A cidade vem sofrendo com uma sequência de dias escaldantes. No dia 1º, a temperatura chegou a 37,7 °C, aumentando para 37,8 °C no dia 2 e superando os 40 °C a partir do dia 3. Na terça-feira (8), a temperatura foi a mais extrema, com 41 °C. Além do calor, a baixa umidade também foi destaque. No dia 1º, a umidade relativa do ar estava em 19%, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar da ligeira melhora ontem, quando chegou a 22%, os níveis continuam preocupantes.
Curiosamente, em setembro, Formosa do Rio Preto entrou na lista das cidades mais quentes e mais frias do Brasil em um intervalo de 24 horas, com 39,8 °C e 16,1 °C. A cidade ficou em 36º lugar no ranking das mais quentes e em 53º no das mais frias, destacando a variação climática extrema da região.
Culpa de Neo.
Que Prefeito ruim é esse que nem a temperatura do sol diminui?
Deixa cidade assim, nem um ar condicionado coloca nas ruas.