Após três rios de Formosa do Rio Preto, na Bahia, apresentar turbidez de suas águas por três vezes em menos de 15 dias, o empreendimento agrícola Fazenda Gerais, localizado na região da Coaceral, informou em nota através de e-mail ao Portal do Cerrado, que toda a tubulação de irrigação do empreendimento será trocada, para evitar novos danos.
Segundo a assessora ambiental do grupo, a tubulação de fibra não suportou a vazão da água e rompeu. Segundo a Semmar, foi isso o que supostamente teria ocasionado o despejo de sedimento de solo, e por conseguinte a mudança da coloração das águas do rio.
Agora uma nova tubulação mais resistente de ferro fundido será colocada assim que o material chegar de São Paulo, evitando qualquer vazamento no futuro.
“O volume de água que diga- se de passagem água de irrigação sem contaminantes foi até o rio da cidade causando coloração turva devido a movimentação de resíduos, no entanto sem causar prejuízos a fauna e flora local, diz trecho da nota.
O município de Formosa do Rio Preto, no extremo oeste baiano, é um dos maiores produtores de grãos do país, e várias fazendas agrícolas possuem sistema de irrigação em suas plantações, principalmente as de soja.