Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado
O município de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, reportou dois novos registros da Covid-19 nesta segunda-feira (21). Os dois novos infectados com o Sars_Cov_2 são dos sexo feminino e de acordo com a Vigilância Epidemiológica – Viep, estão em tratamento domiciliar.
Na semana anterior, o município já havia registrado um caso, depois de quase 60 dias sem registros da doença. Agora Formosa do Rio Preto registra 2.785 casos desde o início da pandemia, com 36 mortes e 2.747 recuperados.
O aumento do número de casos de covid-19, com o aparecimento de uma nova variante da ômicron, acende o sinal de alerta para a retomada de cuidados e restrições. Na semana passada, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP) recomendaram o uso de máscaras nas salas de aula e em ambientes fechados.
Em Formosa do Rio Preto, os órgãos de saúde ainda não editaram nenhuma medida, no entanto, é sabido que algumas escolas no município tem reforçado os cuidados e recomendado os hábitos de higiene como lavar as mãos constantemente e uso de álcool em gel.
Brasil
Os casos registrado em toda a Bahia, deverão ser atualizados em boletim a ser divulgado no final da tarde deste segunda-feira (21).
Até o último domingo (20), o Brasil havia registrado 35.064.320 casos conhecidos da doença deste o início da pandemia. Segundo g1, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi 14.550, com variação de 300% em relação a semana anterior.
Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.