Quem trafega pela estrada que dá acesso ao povoado de Vereda do Mato tem reclamado das más condições de conservação da via. Principalmente alunos do Centro de Ensino Técnico Rio Preto – Ceterp e Colégio Estadual Isabel Araújo da Silva em Formosa do Rio Preto que todos os dias precisam frequentar as aulas no Centro da cidade.
Os problemas pioraram após as chuvas que caíram na última semana, e a via que começa na BR-135 pelo bairro Araçás I e segue para Vereda do Mato e segue também sentido Timbozinho, tem infraestrutura precarizada. Moradores relatam que a falta de conservação com material adequado como o uso de cascalho e aterramento, a via está quase que intransitável, levando perigo para quem por ela trafega.
Alguns dos moradores chegaram a afirmar que carro de passeio já tem dificuldade de passar pela pista e até o uso de motocicleta tem sido arriscado.
O transporte na via enfrenta uma série de desafios que podem influenciar no tempo da viagem e riscos de acidentes. Trafegar pela estrada de chão tem dificultado a vida do motorista, com destaque para aqueles que fazem diarimente o transporte de alunos para as escolas estaduais.