A Polícia Civil em Formosa do Rio Preto, na Bahia, tem percorrido escolas para realização de palestras com temas que vão desde ‘bullying,” ao uso indevido do celular no ambiente escolar. Pelo menos duas unidades de ensino do município já receberam a ação capitaneada pelo delegado Arnaldo Monte. Na Escola Municipal Dr.º Luiz Viana Filho, a palestra foi ministrada pelo Agente da Polícia Civil, Celciomar Cerqueira e pelo delegado da cidade.
Já na zona urbana, o Colégio Municipal Nossa Senhora Aparecida, também recebeu o delegado para falar sobre o bullying.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
As duas abordagens são temas importantes e debatidos por especialistas de todo o mundo. O bullying, palavra de origem inglesa, designa atos de agressão e intimidação repetitivos contra um indivíduo que não é aceito por um grupo. A prática consiste em um conjunto de violências que se repetem por algum período. Geralmente são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima. Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, como a depressão, distúrbios comportamentais e até o suicídio.
Já o uso do celular na sala de aula pode afetar a memória e compreensão dos assuntos, bem como distrair os alunos e levá-los a se envolver em atividades não relacionadas à escola, aponta o Relatório Global de Monitoramento da Educação 2023 da Unesco. Após usar o celular, os alunos podem levar até 20 minutos para se concentrar novamente na aula.