A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais para esta quarta-feira, 2 de agosto, em comemoração ao Dia do Evangélico. Com isso, somente os serviços essenciais como os da saúde, coleta de lixo e de segurança pública estarão em funcionamento.
Bancos, agência dos Correios e demais serviços das esferas federal e estadual funcionarão normalmente.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Conforme a psicóloga Lílian Nogueira, da Igreja Batista Manancial, a data comemorativa em 2 de agosto, segue o calendário de outras cidades do Oeste da Bahia, como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A lei municipal que institui da data em Formosa do Rio Preto, foi sancionada em 2008 pelo prefeito Manoel Afonso, após o primeiro evento considerado de grande porte na cidade com a presença do cantor Lázaro no ano anterior.
Nacionalmente, a data é comemorada no dia 30 de novembro, após Lei 12.328 aprovada pela Câmara dos Deputados e sancionada pelo presidente Lula em setembro de 2010, criando o Dia Nacional do Evangélico. (veja aqui).
A data é uma homenagem às pessoas que seguem as religiões evangélicas. De acordo com pesquisa Datafolha, publicada em 2020, mostrou que os evangélicos somavam 31% dos brasileiros que dizem ter religião. Conforme a pesquisa, as mulheres representavam 58% dos seguidores.
Quais são os principais costumes dos evangélicos
Os seguidores das religiões evangélicas têm alguns costumes que os diferenciam dos fiéis de outras religiões. Entre eles:
- Não usam imagens imagens nos templos e não cultuam “santos”
- Não creem em “mártires”
- Contribuem com o dízimo
Em relação às roupas, as regras podem mudar conforme a igreja. As mais rigorosas exigem que as mulheres usem saias ou vestidos mais compridos e que os homens trajem calças compridas.
Como surgiram e quais são as principais igrejas evangélicas
As primeiras igrejas evangélicas têm origem na Reforma Protestante de 1517, quando o teólogo Martinho Lutero (1483-1546) escreveu “95 teses” com uma série de críticas à Igreja Católica. Entre os protestantes, atualmente, estão os luteranos, os batistas, os presbiterianos, as igrejas reformistas, as pentecostais e as adventistas, entre outras.
Os protestantes são um dos grupos do cristianismo. Já os evangélicos “são um dos muitos grupos dentro do protestantismo”, apontam os pesquisadores de religiões.
Segundo os estudiosos, o “evangelicalismo” – uma tradução literal do inglês “evangelicalism” – representa as igrejas que se distanciam do protestantismo mais liberal. É um movimento mais recente, que pode ser visto em algumas igrejas pentecostais e neopentecostais que surgiram a partir do século XX.
Com informações do G1
Dra Antusa (94 anos) e sua sobrinha Lilian Nogueira(42 anos), de berço evangélico, protestantes convictas, referente à matéria escrita sobre o dia do evangélico em Formosa, enviaram algumas observações acerca do texto escrito! Elas contestam as afirmações do texto, no que concerne às três diferenças entre os evangélicos e as demais religiões. Os evangélicos crêem na existência de mártires, e foram muitos os que morreram em nome da fé que professavam em Cristo, a partir dos próprios apóstolos que morreram martirizados (com exceção de João). O que não fazemos é adora-los. O sofrimento por anunciar o evangelho de Jesus Cristo continua sendo realidade ainda em nossos dias, com as mais variadas torturas, em muitos países onde a pregação do evangelho é proibida.
Referente ao dízimo, não é uma prática que sirva para diferenciar , uma vez que, é praticado por outras religiões a exemplo dos católicos carismáticos.
A diferença básica é que, evangélicos crêem em Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador, não adorando imagens!
Na parte final do texto publicado, para o bom entendimento, tia e sobrinha definem evangélicos como aqueles que crêem no evangelho de Jesus Cristo e o proclamam como boas novas de salvação, cumprindo a ordem de Jesus: “ Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”( Marcos 16: 15). Essa é uma data propicia a proclamação de boas notícias, devendo ser dedicada a evangelização, para cumprir a ordem de Cristo. Parabéns pela matéria e por procurar conhecer melhor sobre o tema. Agradecemos ao Portal do Cerrado pela seriedade e importância com que tratou o assunto.