Foto: Prefeitura de Formosa do Rio Preto
O município de Formosa do Rio Preto, na Bahia, vai realizar a 4º Conferência Municipal de Cultura, em outubro. O encontro de agentes culturais de todo o município está marcado para o próximo dia 19. Como parte dos preparativos, a Secretaria Municipal da Cultura, deve promover “rodas de conversas”, como a que aconteceu nesta quarta-feira (20).
O evento central de outubro, tem como objetivo principal promover debates e eleger propostas para o fortalecimento da cultura local, além de estimular a participação ativa da comunidade artística e cultural.
Nesta quarta, músicos, capoeristas, artesãos, o escritor Eromar Bonfim, compositores, comunidades tradicionais e demais “fazedores’ de cultura no município participaram do encontro na sede da Secretaria Municipal da Educação. Entre os debates, a criação da Casa de Cultura e a colaboração de todos entre si e muitas cobranças pela falta de apoio do poder público ao longo do anos.
Pai Valdinei, yalorixá do bairro Progresso, enfatizou a necessidade de políticas públicas municipais voltadas as iniciativas que há em cada localidade, como a que ele já desenvolveu no bairro, mas finalizada por conta da falta de apoio, entafizando na parceria.
Se a gente trabalhar com parceria e amor, vai!,
disse
“Esse primeiro momento é de escuta para identificar os anseios da população com a cultura do município. Os próximos passos serão as pesquisas de campo e reuniões para a elaboração do inventário cultural”, afirmou a a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Rosilene Carvalho, em nota.
Já o escritor formosense Eromar Bonfim, autor de livros como o O Lígua e Coisas do Diabo Contra, com pós-graduçao em literatura brasileira, apresentou aos presentes a proposta da Casa de Cultura, ideia levada a administração municipal, nascida coletivamente também com o compositor Sândalo Nogueira. Nas palavras do escritor, a ideia foi abraçada mas um abraço ainda sem musculatura.
A maioria das falas dos presentes, foi contundente quando ao abandono das manifestações culturais no município.
Por outro lado, fica a sugestão para que todos os artistas, entre músicos, comunidades tradicionais, capoeiristas, artesões e todos os fazedores de cultura se unam e mostrem as manifestações culturais ao público do município, em apresentaões coletivas e colaborativas.
Acidente ocorreu no trecho da BR-101 em Mascote, na Bahia
Uma mulher morreu e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas em uma colisão ocorrida…
O Banco do Nordeste (BNB) participa a partir desta quinta-feira, 3, da Agroformosa 2025, em…
O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, faleceu na madrugada em um trágico acidente…
Com as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), beneficiários do programa podem…
Com uma programação com grandes nomes como Natanzinho Lima e Nattan, o último dia do…
This website uses cookies.