A segunda semana de agosto tem registrado altas temperaturas durante o dia e frio a noite em Formosa do Rio Preto, na Bahia. O maior município baiano registrou na quinta-feira (8) máxima de 36 °C, a mais alta do estado, seguida por Barreiras e Correntina, em torno de 35 °C, segundo o Inmet.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A cidade também registrou, na quinta-feira, a terceira menor temperatura do estado, atrás de Luís Eduardo Magalhães, com 10,9 °C, Barreiras, 11,1º enquanto Formosa do Rio Preto, registrou 11,6 °C. Além do frio, calor e também o tempo seco, o formosense tem enfrentado a baixa umidade relativa do ar em torno de 20%.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde. (leia abaixo)
Segundo o Inema, a temperatura deve subir ainda mais no final de semana, chegando a 38 °C no domingo (11). Por outro lado, o Clima Tempo aponta para mudança brusca de temperatura na próxima quinta-feira (15), com mínima de 26 °C e máxima de 34.
O que significa umidade relativa do ar?
Significa, em termos simplificados, o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa, no período da tarde, entre 12 e 16 horas.